domingo, 20 de setembro de 2009
A violência no Brasil
Eu estava sem vontade de fazer um post hoje, mas assistindo ontem um programa local (Rota cidadã 190), em que o repórter dizia que o íncice de criminalidade na Região Metropolitana de Belém aumenta a cada dia, resolvi falar um pouco da realidade que
afeta a capital paraense e o restante do país. Ando esta cidade de cabo a rabo e o que o repórter disse só veio confirmar o que eu vejo durante as minhas andanças.
Como todos sabem, no Brasil a violência, sobretudo urbana, está no centro do dia a dia e ocupa as manchetes dos jornais. Ela é assunto de especiais para a tv e, mais que tudo, assombra as consciências, de tal forma é ameaçadora, recorrente e geradora de um profundo sentimento de insegurança. Essa evolução é sintoma de uma desintegração social, de um mal-estar coletivo e de um desregramento das instituições públicas.
Assim como a Colômbia, lamentavelmente conhecida pela carência de um Estado forte e sobretudo pelas chacinas perpetradas pelos cartéis da droga (Medellin, Cali), entre os países de colonização européia, o Brasil é o mais atingido pela criminalidade assassina. O que se conhece é apenas a ponta do iceberg.
A violência oculta atrás dos muros das casas, a violência sexual, as rixas familiares e as crianças espancadas só são conhecidas muito parcialmente, mesmo em caso de falecimento das vítimas; as circunstâncias das mortes são, então, esmagadas sob uma capa de silêncio. Além do mais, o controle pelo registro civil continua a ser falho, principalmente nas zonas rurais mais pobres ou dentro de zonas urbanas de instalação recente (subúrbios, favelas e cortiços). O enterro oficial tem um custo com o qual as camadas mais desfavorecidas da população não podem arcar.
Como qualquer visitante que sou, fico chocado pela obsessão com a insegurança que atinge a totalidade dos habitantes das grandes cidades brasileiras. Aqui em Belém, por exemplo, casas vigiadas, cercadas por grades, protegidas por seguranças, são igualmente sinais desta desconfiança das classes burguesas com relação às classes ditas perigosas.
Tudo se passa como se os brancos tentassem reproduzir enclaves europeus, evitando o contato com descendentes de escravos ou com os imigrantes, fugindo da miséria no seu Nordeste natal. Muitos são os que ousam falar de um apartheid social pois, diante de tal segregação social, é inevitável lembrar daquela que existe em países com forte tensão entre negros e brancos, como os EUA, ou a África do Sul.
A violência gera o medo, mas este gera igualmente violência. Trata-se então de um círculo vicioso que se instala, uma psicose coletiva que é preciso romper a qualquer preço e cujos únicos beneficiados são certos lobbies da segurança, como as firmas de vigilância, as milícias privadas, as companhias de seguros, os esquadrões da morte, etc.
Assim, são atingidas a imagem e a reputação internacionais do Brasil. Esse imenso país de sonho e de riquezas fabulosas não consegue "decolar" como prometido. Muitos responsáveis estrangeiros que nele apostaram guardam da experiência uma certa amargura, tal é o desperdício, a corrupção e o corporativismo que neutralizam a iniciativa e o esforço de inovação.
Abraços.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
a violencia é um assunto muito bom de se falar mesmo, é uma coisa que está almentando e querendo ou não todos vemos ou sabemos da existencia!
ResponderEliminarGostei do blog, beijos;*
você usou a palavra mais adequada: CORPORATIVISMO!
ResponderEliminarAfinal, como combater o tráfico de drogras [ não o único mal, eu sei] mãe de vários males que aflingem a sociedade brasileira, se grandes figurões do poder nacional lucram com ele?
Violência tem em todo lugar, mas por aqui já está passando mesmo dos limites!
ResponderEliminarEssa abordagem da violência de terceiro mundo já virou clichê. Todos nós sabemos as causas e as ações que poderiam melhorar. Mas a Classe política finge que não vê e a Média se omite se escondendo atras dos muros do condomínio. É triste o fato do governo apenas entrar com ações assitencialistas. É uma operação tapa buraco social. Se o halicerce não for estruturado, ficaremos eternamente batendo na mesma tecla...
ResponderEliminarQuerido amigo avassalador...A sensação que tenho é de aprisionamento! Nós enjaulados e "eles" livres nos oprimindo...
ResponderEliminaruma angustia mix com medo e raiva.
Não vou sugerir, apoiar ou condenar... mas espero e luto por paz fazendo minha parte como educadora e profissional de saude.
É, amigo .. a coisa está feia. E não é só na sua cidade, como - claro - vc bem sabe.
ResponderEliminarO que gera isso é uma quebra de padrão cultural e moral da sociedade, o que, infelizmente, não parece ter chance de melhorar tão cedo.
E cada um se defende como pode ...
É... violencia é um assunto meio complicado e que "dá paano pra manga" ... não é so ai na sua cidade que é assim, como vc mesmo disse, aqui no RJ o assunto tá bem critico mesmo... mas é assim que basicamente nós nos "acostumamos", a violencia existe, nos podiamos começar a mudar, mas ainda existem pessoas que alimentam o trafico fznd assim a violencia aumentar!
ResponderEliminaradorei teu blog e o texto,
quando der, visita o meu?
http://www.nadaaverpontocom.blogspot.com/
Beijooos
Eh... a coisa q já ea feia não é q achou como melhorar?!
ResponderEliminarMoro em São Luís e aqui tbm a violência esta começando a pegar... nunca fui assaltado... qr dizer... só nas compras e nos impostos, né? rsrs
LOembri Agora de uma cronica "Meu primeiro assalto" de carlos eduardo novais... é ilário!
Bem, dá uma passadinha no meu blog tbm!
http://ojuninhoblog.blogspot.com/
e nuam eskece de comentar lah, e se gostar me siga!
muito bom o blog e os textos seus.
Observando esses gráficos, agente se assusta...
ResponderEliminarBelo Post...
Super-Sapo.blogspot.com
Creio que a educação é a melhor saída pra a violencia!
ResponderEliminarhttp://alexandreluz.blogspot.com/
Tudo isso seria amenizado ou até extinto se o governo investisse macissamente em educação! Mas como fazer isso se a população carente não tem supridas nem as necessidades básicas? como pensar em estudar assim? passando fome...tendo um sistema de saúde péssimo...?
ResponderEliminarA situação é bastante crítica, tenho medo de envelhecer, morrer e não ver esse problema solucionado ou amenizado ao menos.
O Brasil é violento pq treina jiu-jitsu.
ResponderEliminarbom post, um dos maiores problemas msm! até mais
ResponderEliminarhttp://sedutores-profissionais.blogspot.com/
http://sedutores-profissionais.blogspot.com/
http://sedutores-profissionais.blogspot.com/
Que bom que postou, fantastico o jeito q empega as palavras.
ResponderEliminarO mal do mundo e a violencia. e o remedio demora a ser descoberto.
http://menosummaisum.blogspot.com/
Realmente a violência no Brasil está cada vez pior! As O problema é que sempre tem peixe grande comandando os maiores esquemas, aí fica difícil ...
ResponderEliminarAbraços!
http://kultura-digital.blogspot.com/
http://kultura-inutil.blogspot.com/
O pior de tudo isso é que está aumentando a violência em cidades pequenas, e com casos muitas vezes jamais vistos em populações menores.
ResponderEliminarAntigamente fugir das cidades grandes para cidades do Interior amenizava os nossos medos, mas hj nem isso resolve mais.
Todos os lugares estão ficando perigosos, nem na nossa própria casa temos sussego, como estamos vendo nos noticiários que os bandidos entram dentro de nossas casas e ainda nos torturam além de nos roubarem...
Estamos no fim do mundo.
Um grande abraço e boa semana pra ti.
BjOs
Realmente hj em dia precisamos estar bem esperto pelas ruas..É complicado demais pois é um terror que só vive aumentando. Muito bom o texto!
ResponderEliminarhttp://veritaminhaverdade.blogspot.com/
é verdade@
ResponderEliminarE a violencia do brazil é foda mesmo e dar calote tambem (Y)
A violência não é privilégio do Brasil. Mas a daqui tem como base principalmente três fatores: Falta de educação, de dinheiro e impunidade.
ResponderEliminarA gente vê cada caso cabeludo, e isso é do ser humano, mas esses fatores que eu citei são os principais.
Lendo o texto lembrei de uma mpusica da Pitty e não podia deixar de citar..." Esse vidro fechado e a grade no portão, suposto segurança, mas não são proteção, pois quando o caos chega, nenhum muro vai te guardar, de você!" De você, eu recomendo!
ResponderEliminarAcho que a vioencia aimenta em todo e qq lugar, certo?
ResponderEliminarO brasil tah perdio nesse aspecto
ResponderEliminarO príncipe bêbado e a plebeia equilibrista – Um encontro marcado
Olá!
Acabo de postar no meu blog o texto Fábula
Para acessar o texto o link direto é
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/09/o-principe-bebado-e-plebeia.html
Cemitério das Palavras Perdidas
http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/
Nossa Je, a violencia ja virou epidemia. Hoje em dia tudo é justificativa para a violencia... E AS Pessoas nao estao se dando conta porque de uma forma até inconsciente a violencia virou uma coisa normal...
ResponderEliminarSucesso com o blog.
Gostei da forma com que vc descreve as situações...
Posso voltar mais vezes?
e isso só vai melhorar se tirarmos todos os políticos ecolocarmos outros mais justos.
ResponderEliminarwww.hysteria-project.blogspot.com
tá foda mesmo cara
ResponderEliminarse o sistema penal fosse mais serio talvez os bandidos temessem as consequencias
" a violencia é tao fascinate..."- renato russo.
ResponderEliminarPor pessimsita que seja mihna visão, ela não vai deixar de existir, quando o jeitinho brasileiro pra tudo, pro trafico, pra pirataria, pra desigualdade, deixarem de existir; pura utopia, infelizmente.
É verdade a violência parece ganhar cada vez mais espaço ao invés de ser contida...
ResponderEliminara violência é um fator complicado de ser discutido... mas não dá pra culpar aos políticos, ao governo, se não fazemos o que está no nosso alcanço pra invertermos isso.
ResponderEliminarA violência, é algo complicado mesmo, está em todo o lugar, e ninguém dá um jeito!^^
ResponderEliminarÉ lamentavel admitir que no Brasil a violência seja mesmo um dos maiores destaques na mídia, mas fazer o que, o povo só sabe debater sobre o assunto, mas por a "mão na massa", que é o que realmente importa, ninguém se preocupa !
ResponderEliminarhttp://dupladameianoite.blogspot.com/
Querido amigo avassalador...
ResponderEliminarOs mais variados tipos de violencia que encontramos por aqui em terras tupiniquins, não difere muito de outros pontos do planeta.Não lembro mais quem disse, mas uma vez Freud citou "o homem é o lobo do homem".
Infelizmente a violência está presente no dia a dia em todos os lugares.
ResponderEliminarA pobreza não gera violência e sim a falta de perspectiva que traz a violência.
realmente é triste ouvir isso, mas é a verdade, eu sou de são paulo, moro na capital e não sabia que belém estava piorando sua situação :/
ResponderEliminarabração, ótimo blog!
_________________________________
visite-me?
http://cafecombatata.blogspot.com/
Já fui assaltado, é uma experiência que TODO mundo deveria viver (não por mal), mas pra todo mundo saber o quanto é grave. E claro pra poderem lutar contra a violência.
ResponderEliminara violencia vai ser praticada ate quem num postar no meu blog..
ResponderEliminarhttp://www.acdbrasil.blogspot.com/
Cara isso envolve um monte de coisas,a principal a falta de políticas publicas que valorizem a educação.Aqui no meu estado,o RS a governadora se não cair por impecheamennt antes tem planos para segregar os professores tirando inclusive os planos de carreira dos educadores e policiais,nem as merendas são repassadas aos alunos,é o caos.Então se a base não funciona tudo desanda...
ResponderEliminarA violencia no país só faz crescer ,numeros cada vez mais assustadores em locais cada vez mais publicos ,vivemos numa realidade de que até mesmo Deus tem medo !
ResponderEliminarAbraços
Mandou muito no tema... infelizmente essa eh uma triste realidade Brasileira...=(
ResponderEliminarA violência no Brasil só faz subir enquanto a segurança só faz diminuir.
ResponderEliminarQuando isso irá mudar, só nossos políticos podem responder.
www.arthurmelo92.blogspot.com
Eu fico me perguntando: "Se hoje estamos assim, que dirá daqui a algumas décadas?"
ResponderEliminarJesus veio pra acabar com a violência.
ResponderEliminarEu preciso muito disso.
Não é só no Para, porém, que a criminalidade e violencia aumentam a cada dia...
ResponderEliminaros lobbies, como vc msmo disse, existem para sustentar um país que prefere ir se ajustando aos erros do que tentar corrigi-los...
as vezes tenho vergonhha, as vezes orgulho....
o fato é que ainda cvou fazer algo pelo meu país
Aloha
http://surfinsantoss.blogspot.com/
A Violencia no pais está uma vergonha. As pessoas não tem segurança nem nas suas proprias casas, imagine saindo na rua?
ResponderEliminarhttp://naotemnadamelhor.blogspot.com/
será q um dia muda?? ._.
ResponderEliminarComo eu tinha falado na outra vez, esta cada vez pior a violêncio no Brasil, aqui na minha cidade também ta assim, e o pior ... é q tem uns ladrãozinho q roubam e ainda bate de kit -.-
ResponderEliminarMoro no Rio e o assunto violência eu conheço bem de perto.
ResponderEliminarO tráfico de drogas montou um poder totalmente surreal.
Só quem vive aqui sabe o que é viver sob a mira constante de um fuzil e esperar que uma "bala perdida" te ache pelo caminho.
www.blogdoargonio.blogspot.com
soh com educação podemos mudar isto
ResponderEliminarhttp://resumo-net.blogspot.com/
muda o nome de Brasil pra Fuzil que tem muito mais haver com nosso o país
ResponderEliminarDo jeito que as coisas andam, eu não ponho a mão ao fogo para qualquer solução que proponham para a melhoria dos problemas. Hoje em dia o pessoal que está do outro lado se acomodam pelo fato de ganharem dinheiro fácil ou pela satisfação de tirar uma vida por vingança ou por dinheiro. Ainda acho que a única solução é cada um começar por si..
ResponderEliminarO ser humano é violento por natureza; o que precisa é arrumar aonde gastar essa energia: criando, praticando esportes, tocando, etc
ResponderEliminarabç
Pobre Esponja
adorei as gírias do pará !
ResponderEliminarpai dégua seu blog hein !
"Enquanto o homem não voltar a plantar seu alimento,e pisar descalço sob a terra,haverá sofrimento,haverá guerra"
Igor Vinícius
www.abduzidoz.blogspot.com
abraço
Boa reflexão sobre a violênia.
ResponderEliminarTema eu realmente é recorrente nas capitais Brasileiras e que agora se perpetua pelo interior também.
Métodos de maior eficácia devem ser estudadas pela segurança pública para medidas urgente. E o governo deve plicar ções de a longo prazo, como cuida da EDUCAÇÂO de base. Até quando vão fechar os olhos pra isso?
Abraço!
Todo mundo disse tudo e eu fiquei sem dizer nada. Se ladrão cair na minha ele entra pra porrada.
ResponderEliminarCara, eu sou de Pernambuco (onde a violência tá alta pra caramba) mas estou morando em Fortaleza que não tá muito atrás em índices de violência... Aqui na minha rua só a semana passada teve um assalto à ótica e um assalto ao self-service, e olhe que onde eu moro é um bairro "elitizado" e tem um bom nível de policiamento. Mas é um problema que, infelizmente, a gente tem que conviver...
ResponderEliminarhttp://malukoes.blogspot.com
Esta é a realidade que afeta o pais
ResponderEliminare os politicos varrem tudo para debaixo do tapete, infelizmente esse
é o nosso pais!
ÉÉ.. a violência em todos os lugares tá passando dos limites ;s
ResponderEliminarpois é, pior é que parece que as pessoas estao simlesmente se acostumeando a conviver com tanta violência assim e deixam de lutar por mudanças... é pena!!! ótimo post!
ResponderEliminarparabens !!
A sua atitude em colocar aqui um dos nossos grandes problemas no país é clara!
ResponderEliminarInfelizmente não convivemos em um país perfeito. Temos harmonia entre muitos povos, mas as drogas e a criminalidade fazem com que surjam pessoas sem vida, pessoas sem perspectivas na vida e acabam acabando com a vida de outro. Muito bom o post.
Eu acho que a unica maneira de combater a violencia é com a educação desde a infancia.
ResponderEliminarquando puder da uma passadinha:
http://anotatudo.blogspot.com/