conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Batendo na mesma tecla - mais uma vez

Nos blogs que sou dono e dos quais faço parte, sempre me  mostro contrário às atitudes do Poder Público (algumas) e da própria população. Acredito que a melhor forma de colocarmos um fim nas nossas mazelas, ou ao menos minimizá-las, é uma atuação conjunta das duas partes. Penso que nada adianta a Prefeitura, por exemplo, criar campanhas contra o combate ao lixo, pôr à disposição da população lixeiras, se as pessoas não reconhecem o esforço que é dispensado. Grande parte dos nossos problemas tem origem nas nossas práticas.

Mas vocês devem me perguntar: "Por que estás a falar disso agora, Jeferson?" Eu respondo!

Estava voltando da faculdade, numa noite meio chuvosa e intranquila, quando pego um ônibus lotado e cheio de estudantes, aqueles bem animadinhos, que falam alto e não se importam com os ouvidos dos outros, e uma garota carregando um copo com mingau senta ao meu lado. Pô, pensei: "É hoje!" rs . Ledo engano!

Olhando para aquele rostinho doce e angelical, nenhuma pessoa, NENHUMA MESMO, poderia esperar o que estava prestes a acontecer. A dita cuja termina com a sua "boquinha", começa a fazer movimentos rápidos com a cabeça, como se estive procurando algo, e percebo que ela procurava por uma lixeira no interior do coletivo. MAIS uma vez pensei: "Não, ela não vai fazer o que o estou prevendo".

Não deu outra! Como ela não achou o seu pote de ouro no fim do arco-íris, digo, a lixeira, jogou o copo pela janela.



Talvez alguns dirão que isso é de somenos importância, um plasticozinho na via pública não faz diferença. "Ah tá..senta lá, Cláudia", já dizia essa expressão popular. Outros dirão que estou mais pra um falso moralista e eco-chato. Que seja! As opiniões estão aí para serem aceitas e postas em debates.

Pois bem... a prática desta garota só reforça uma coisa: o povo é MAL EDUCADO. Que moral ela teria pra cobrar do Poder Público, no caso de uma enchente, onde o lixo dominasse sua casa, uma solução, uma melhoria?

A cultura da imundície já está arraigada em nossa sociedade, onde as pessoas, por mas que queiram, não conseguem livrar-se dela.  E nós jovens, como eu e como a personagem central deste post, temos um papel importante na mudança da urbe.


Que sejamos protagonistas dessa transformação e que passemos a dar um nova feição a esta cidade (falo de Belém ou qualquer outro município); não nos deixemos acomodar com as dificuldades do dia a dia. Pior do que presenciar práticas como a referida anteriormente, é se manter num estado de leniência e conivência.




Maus exemplos já temos aos monte no Congresso Nacional e nas nossas Câmaras também, que tal pormos a mão na massa ante o descaso de algumas autoridades constituídas?

Poderia criar uma campanha entorno desse debate, mas como não creio num grande alcance do Blog do Jeco, deixo mais um registro cheio de indignação.

Abraços fraternos!

16 comentários:

  1. É ... é complicado falar a respeito disso, muitas pessoas criticam o governo pela falta de atitude, ou pelo descaso, mas se nós não fizermos a nossa parte, fica muito mais difícil.

    ResponderEliminar
  2. Eu também fico indignada com as atitudes das pessoas. algumas vezes penso que sou a única "boba" que leva algum lixinho dentroda bolsa por não ter encontrado uma lixeira na rua.
    Parabéns pela iniciativa.

    http://olhareseleituras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Não sei qual o problema das pessoas! É tão simples vc segurar o lixo ou se for um papelzinho de bala qualquer colocar dentro da bolsa até encontrar uma lixeira...

    ResponderEliminar
  4. tudo depende da vontade e do bom senso das pessoas
    principalmente se quisermos mudar essa bosta de país, mas infelizmente brasileiro gosta de ser acomodado

    ResponderEliminar
  5. Realmente é de se indignar e de tanto falarem que algo deveria ser feito, eles deveriam começar a fazer algo de fato.

    wwww.maisqueindelevel.com - passa lá?

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Eu concordo em gênero ,número e grau com você,de que adianta a poder público investir em campanhas de preservação ambiental,se a nossa sociedade acha mais cômodo atirar o papel de bala, bituca de cigarro,pacote de salgadinho pela janela de ônibus ,carros e etc.
    Eu presenciei uma situação onde a progenitora deu uma educação "fantástica" ao seu rebento.
    A criança olhou para a mãe e disse:
    -Lixo???(Devia ter uns 4 anos)
    Olha o que mãe disse:
    -Tá aqui o lixo o!!
    E arremessou o pacote de salgadinho pela janela do ônibus!!!
    Revoltante!!!Educação vem de berço...nesse caso que berço!!!
    Parabéns pelo blog!!!Abraços!!!

    ResponderEliminar
  7. Concordo em gênero ,número e grau com você.
    Não adianta o poder público investir em campanhas,se grande parte da população ,que já possui um certo conhecimento ambiental,continua jogando seus "lixinhos" nas vias públicas!
    Parabéns pelo Blog!!!

    ResponderEliminar
  8. assunto delicado, mas é bom que seja tratado. Parabéns pelos blog.

    ResponderEliminar
  9. Temos que juntos ter consciência e mudar! Não só ter consciência sem mudança,se não,não modificará em nda!
    Passa la (: http://suzanaaferreira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Ai, tá certo você.
    Já fui "revoltado" com estas coisas também.
    Já tentei me especializar em "Marketing Ambiental" ,
    mas tanto as pessoas como as empresas são cabeça fechada demais para o meio ambiente.
    todo mundo fala que é legal, é bom... mas na realidade poucos praticam na verdade.

    e quando praticam, é como a emoção..pratica ali naquele momento e depois esquece.
    =]

    ResponderEliminar
  11. Isso acontece muito aqui no Rio de Janeiro , uma cidade linda mas que a cada chuva inunda até as zonas mais sofisticadas , culpa em grande parte da sujeira deixada pelos cidadãos .
    ótima lembrança esse seu post .
    seguindo seu blog , se puder faz uma visitinha no meu também .
    http://andyantunes.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Gostei do tema abordado! =)
    É a educação em nossos dias é vista como uma possibilidade de transformação ativa da realidade e das condições da qualidade de vida, por meio da conscientização advinda da prática social.
    Visite: http://luceccy.blogspot.com/
    Sucessos pra vc sempre =]

    ResponderEliminar
  13. É, infelizmente isto é rotineiro. Mas vamos fazendo a nossa parte. Se não jogamos lixo pela janela e ensinamos nossos filhos a não jogar, vamos construindo aos poucos uma mentalidade diferente.
    Muito coerente seu texto.
    Parabéns pela iniciativa.
    :D

    http://blogdacapitu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Oi Jeco, concordo com vc!
    Direto vejo pessoas jogando latinhas e saco de salgadinho para fora de seus carros e fico absolutamente indignada com isso!
    Aí eu passo buzino e xingo! usahuhsaus
    Xingo msmo, o povo é mto porco ¬¬
    Sem contar os marmotas que jogam lixo em qlqr matinho que encontram pela rua.. indo para minha casa tem um especie de avenida que é separada da rua normal por uma calçadina (que tem grama) adivinha só? O povo joga lixo ali, fala sério né? ¬¬

    Ótimo post viu?!

    Beijos
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderEliminar
  15. Deixou de postar já estar fazendo falta, como vai vc? E meu Pará de Belém? abraços mande noticias.
    http://eduhistoriador.blogspot.com/

    ResponderEliminar

- DEIXE O LINK DO SEU BLOG, POIS POSSO VISITÁ-LO E, CONSEQUENTEMENTE, SEGUI-LO.
- Comentários anônimos não serão aceitos.
Abraços.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.