conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

sábado, 16 de outubro de 2010

Números da leitura no Brasil e uma PROVÁVEL SOLUÇÃO

Alguns dados:
Como muitos de vocês sabem, o Brasil não é um país de leitores. Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, em maio de 2008 (não sei se já há uma nova pesquisa), chegou-se a um resultado nada agradável: cerca de 77 milhões de pessoas afirmam não gostar de ler, ou seja, 45% da população brasileira.

Em um estudo da UNESCO referente ao hábito da leitura em 52 países, o Brasil ocupa 47° posição. Mesmo que a média de livros que os brasileiros leem tenha crescida de 1,8 para 4 livros por ano, o ranking é um sinal para que haja mais atenção e empenho em relação à educação. Em nações desenvolvidas, uma só pessoa lê em média 10 livros.

Acredito que as principais razões para os não habituados à leitura são: lêem muito devagar; não tem paciência pra ler;  não compreendem o que lêem; não conseguem se concentrar pra ler, logo isso os afastam desta prática. Cheguei a estas razões a partir de algumas experiências que tive e por se reflexo do convívio social onde passo boa parte do meu tempo.

Se eu perguntar para algumas pessoas o que elas preferem fazer em seu tempo livre, certamente elas dirão que optam por assistir televisão. Dirão-me também que preferem escutar uma música, uma rádio ou dormir. 



Não estou atacando suas preferências. Não estou querendo "pagar uma de intelectual" ou de "teórico social", como fui intitulado numa desas comunidades do orkut da vida, até porque nada sei e nada sou, apenas acredito que, pegando um livro para ler, elas estariam aproveitando o tempo que ficam em ociosidade. A PROVÁVEL SOLUÇÃO -> Se queremos uma sociedade pensante, crítica e longe das amarras do conhecimento impositivo, a melhor maneira está aí. Mas antes de pegar um livro pra ler, tenha em mente uma coisa: a leitura do mundo precede a leitura da palavra - Paulo Freire.

Como assim, Jeferson? Explico. Leitura de mundo é tudo aquilo que possui significado para nós. São os olhares, os cheiros, os toques, os gostos, os saberes que temos e acumulamos na nossa vivência diária e a leitura da palavra só terá significado e significância se ela estiver intrisicamente apreendida com a leitura de mundo do educando e socializada com o coletivo, para que vivenciada as diferenças, aconteçam as internalizações e acomodação da aprendizagem, propriamente dita.
 
Pensei em rechear este post com dados, números e afins, mas tive quase certeza que muitos leitores não chegariam a este PONTO, por isso já me vú..

Abraços..


25 comentários:

  1. Uma triste realidade brasileira. Mas na minha opinião a pessoa não achou o livro certo. Eu também não gostava de ler, mas quando achei o livro certo comecei e não parei mais. agora consigo ler de tudo e bastante. Tem livros que leio em um, dois dias. E ainda sobra tempo pra estudar e trabalhar. O que vale aqui é o costume. e como nossos pais não tinham esse costume, o filho não pega. Acredito que a sociedade esta mudando e as próximas gerações lerá mais. tomará!!! por que é somente com pessoas que sabem que o nosso país enfim pode mudar.

    http://lukmass.blogspot.com/

    meu blog

    ResponderEliminar
  2. Essa imagem é impecável. Sem palavras.

    ResponderEliminar
  3. realmente, a leitura não é forte dos brasileiros
    e tb livro é muito caro (há excessões), o que não ocorre o facil acesso pra população pobres

    ResponderEliminar
  4. Muito bom o texto.
    Seguindo..
    Não é um blog. É um chute no saco do futebol moderno.
    http://juventustravesso.blogspot.com/2010/10/torcedor-mistos-vergonha-no-estadio.html

    ResponderEliminar
  5. Realmente os brasileiros não gostam e não são acostumadose incentivados a ler , eu paticularmente amo .
    parabéns pelo post

    http://blogdakarinadelima.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Na própria blogsfera, que seria um ambiente propício à leitura, vemos que a situação é crítica. Pelos comentários que recebemos é perceptível que muitos não lêem, preferem comentar as imagens relacionados, são imensamente preguiçosos. Não por coincidência, geralmente são estes mesmo os detentores dos conteúdos mais ireelevantes.

    No contexto literário propriamente relacionado aos livros: é simplesmente lastimável. Aqui na cidade temos um projeto chamado Livro_Livre que consiste na rotatividade dos livros pela cidade. Ele é identificado com um adesivo da prefeitura e depois de lê-lo você pode deixar em qualquer ponto da cidade, a ideia é que o próximo leia e fala o mesmo. Ainda há a oportunidade de comentar sobre o livro pois no adesivo tem um link p/ o blog onde se pode debater o assunto.

    Pre fechar, nó que escrevemos somos apaixonados, porque, se dependesse de incentivo e da nossa massa de iletrados estaríamos em maus lençóis.

    ResponderEliminar
  7. É uma verdade. Porém, há exceções. Meu pai e minha filha, são exemplos de "malucos por livro". Minha filha tem uma coleção enorme aqui em casa.
    Faz bem, muito bem.
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Cada vez que sai um dado do gênero chega bater um desânimo em mim... Ainda não se chegou ao entendimento de que a leitura influencia um todo, não apenas no tempo e "esforço" gasto com ela!

    Parabéns pela postagem!

    ;D

    ResponderEliminar
  9. Pra você ver 77 MILHÕES!
    De pessoas que fica isenta de conhecimento.
    com um só tipo de visão,a limitada.
    meu blog:
    www.comboioerrante.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. E na internet também já muda muito o hábito de quem lê. O textos tem que ser curtos e objetivos, pois falta tempo para os leitores. Por isso quase ninguém lê meu blog hahahahahah

    ResponderEliminar
  11. Leitura
    Pedir para um adolescente
    ler um livro é o mesmo que pedir
    para um cachorro lavar a louça
    fazer o que vamos la Rumo a ignorância
    http://agbcinderela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Isso é uma realidade que não agrada a nenhum de nós brasileiros. Triste é o ser que não sente prazer em ler, a vida já é trágica o suficiente para nos deixarmos ser levados pelo tempo e nada fazer para ocupa-lo.

    grande abraço.

    www.bloginoportuno.blogspot.com

    Bons Ventos!!

    ResponderEliminar
  13. maneiroo!.. vou fica ligada no Blog :D

    ResponderEliminar
  14. É mesmo triste saber que tanta gente não se interessa... Criei meu blog esses dias, é novinho, e quando mando pras pessoas darem uma lida a grande maioria responde 'nossa, que texto grande, não dá pra eu ler não, preguiça blablabla', é uma merda hahahah Mas tô tentando não desanimar. Essa parada de ler me lembrou que vi numa revista esses dias uma ideia bem maneira que tiveram, não lembro em que cidade, de montar uma biblioteca dentro de um ônibus e ir passando com o ônibus por favelas e bairros pobres. Disseram lá que a grande maioria das pessoas que entravam no ônibus ficavam maravilhadas, porque não tinham grana pra comprar livro, sabe. É bem bem bem chata essa situação, dá vontade de pegar todo o meu dinheiro, gastar com livros e sair distribuindo pro povo... Pena que mal tenho dinheiro pra mim hahah Mas sempre dou livros que não preciso mais e pá, quando der quero tentar fazer mais que isso. Mas também depende do livro, né, conheço gente que ama ler mas só lê aqueles livros bobinhos de pré-adolescente. Eu amooooooooooooooooooo ler, mas tem que ser livro que presta, óbvio! Enfim, vou parar de escrever, deve tar ficando grande isso aqui, não sei se você tem paciência de ler comentário grande, então chega hahahah Adorei o blog, tô te seguindo! Obrigada por ter comentado no meu, também, pouca gente tá comentando e tal, até por ser blog novo, ainda não divulguei muito... Então obrigada pela força! Beijão!

    www.gente-simples.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Na escola pública, a gente fica 10 anos estudando o verbo to be e sai de lá sem aprender nada, nem o tehe book is on the table direito.

    ResponderEliminar
  16. Tive uma aula uma vez em que o professor disse: "Todo mundo aqui conhece a história de Romeu e Julieta?" Aí, todos disseram que sim. Então ele perguntou: "Mas quem é que leu a peça?" Ninguém! Infelizmente, a leitura não é um hábito brasileiro, mas assim como a tecnologia invadiu o país, espero em breve poder ver essa prática entrando na vida das pessoas.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  17. Belo post amigo. É tudo verdade. Eu comecei a gostar de ler quando uma professoara na quarta série fez cada aluno comprar um livro, e durante o ano nós lemos todos os 45 (numero de alunos da nossa classe), e fizemos prova sobre eles.
    Depois daquele ano nunca mais parei de ler.

    Passa no meu blog, tá atualizado e acho que vc vai gostar.
    http://amansim.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. Aqui no Brasil, os brasileiros geralmente não gostam de ler, podemos ver que a cada 10 brasileiros, apenas uns 2 ou 3 lê de verdade, é uma pena isso...

    http://postdeprata.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Quando eu tinha dez anos li meu primeiro livro e não parei mais. Já li um livro de 200 páginas em um dia. Quem lê viaja. Hoje infelizmente não leio mais como gostaria.Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  20. As pessoas não tem o hábito de ler por aqui! Pq dizem que é chato e etc, para que assim a maior parte da população se mantenha burra e ignorante para não ter idéias nem opiniões concretas.

    ResponderEliminar
  21. Meu amigo, eu leio muito devagar, e nem por isso perco o habitado de ler... Amo ler... Quando tiver a minha casa, quero um cantinho só pra leitura... Esse ano já mais de 5 livros... O habitado de ler tem que começar desde criança... Nossos pais, em sua maioria não tem esse habitado de nos incentivar a leitura... Eu sou um exemplo, comecei a ler os 15 anos, 15 anos... Hoje sou um apaixonado pela arte...

    Abração...

    ResponderEliminar
  22. Gostei muito do texto Parabéns pra vc Muito bom o seu blog estou lhe convidando a visitar o meu blog, ele ér muito simples, e se possivel seguirmos juntos por eles Estou lhe esperando lá
    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. Olá Jeferson, gostei do seu blog. Muitos temas interessantes e bons para debate. Passarei mais vezes por aqui. beijos
    Helanny Torres

    ResponderEliminar

- DEIXE O LINK DO SEU BLOG, POIS POSSO VISITÁ-LO E, CONSEQUENTEMENTE, SEGUI-LO.
- Comentários anônimos não serão aceitos.
Abraços.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.