sábado, 31 de outubro de 2009
Dia da Criança: comemorar ou refletir?
Depois de um mês, o bom filho retorna ao lar.
Pensei, questionei, pensei e questionei inúmeras vezes e resolvi abordar um tema que considero de grande valia.
Vamos ao que interessa:
Há 19 dias, "comemoramos" uma data muito especial para as crianças do mundo inteiro. Muitas delas comemoraram, pois acabaram sendo presenteadas com brinquedos ou pequenas lembranças, outras não tiveram esta sorte ou oportunidade.
Nesta que foi uma data especial, convido você a refletir sobre algumas questões: será que temos motivos suficientes para comemorar o Dia da Criança ou ainda há muito que se fazer? Em sua vida, o que você atribui a essa fase que muitos dizem ser a melhor? Essas são dúvidas que tenho quando penso sobre a questão da criança no Brasil.
Como todos nós já sabemos, elas nos projetarão para frente; mas em vez de pensarmos nelas apenas como o futuro do país, temos que fazer todo um esforço para colocá-las no centro de nossas atenções. Elas são o presente e, se bem cuidadas, serão capazes de construir um amanhã mais justo. Isso está óbvio, mas quanto mais investirmos nelas hoje, teremos um retorno muito grande quando elas forem adultas.
Devemos investir nas crianças não só financeiramente, mas em um nível mais profundo, da cidadania. Se elas aprendessem desde cedo seu papel na sociedade tudo poderia ser diferente. Por meio da educação, podemos transformar o agente de sua própria história.
Os pais enfrentam algumas situações para matricular seus filhos em uma escola pública, por exemplo: grandes distâncias entre residência e escola, falta de transporte público nos horários necessários e até mesmo merenda.
Oferecer uma merenda com alto valor nutricional, que estimule a diversidade alimentar e a consciência ambiental, por meio da inclusão de produtos hortifrutigranjeiros que seguem normas orgânicas, por exemplo, é algo que traz benefícios para todos. Isso porque a gestão pública compra o que é necessário e correto e as crianças recebem uma alimentação balanceada. É quase impossível o aluno prestar atenção em uma aula sonhando com o almoço. E nós sabemos quão inventivas são as crianças.
Esses são alguns motivos que me levam a acreditar que é importante pensar todos os dias nas crianças e não apenas no feriado de 12 de outubro. Somente assim teremos o que comemorar por elas e, mais do que isso, criar condições para que elas mesmas celebrem essa fase da vida quando forem adultas.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Infelizmente todas essas datas instituídas no calendário são, hj em dia, apenas armas para o comércio faturar! Não têm de fato nenhum outro significado! Assim como repensar nas crianças e no futuro que nós adultos estamos preparando pra elas, não é coisa de um dia... tbm não é suficiente fazer um carinho especial na mamãe apenas naquele "sagrado" domingo de maio! O q vale mesmo é o q fazemos todos os dias. A educação é um processo longo e constante e eu peço a Deus, sempre, orientação para saber conduzir bem meu filho (de 4 anos) nesse mundo fora de controle! Não dá pra piscar!
ResponderEliminarVeio complexo, sinceramente n tenho muito o que dizer, foi meio que um tapa na cara!
ResponderEliminarhttp://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/10/o-delirio-e-imaginacao-de-um-cavaleiro.html
Crianças, tão maltratadas, ao mesmo tempo tão desrespeitosas... seu texto me remeteu a pensar em tantas coisas que atéw é dificil ordenar os pensamentos
ResponderEliminarhttp://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/10/o-delirio-e-imaginacao-de-um-cavaleiro.html
Eu acredito que há sempre muito o que se fazer para melhorar o universo infantil. E meu pensamento se limita ao meu redor, às crianças que estão próximas a mim. Se pensarmos em todas as crianças do mundo, inquestionavelmente há inúmeras medidas que devem ser tomadas para modificar esse sistema destruído de vida que elas levam.
ResponderEliminarAcho importantíssimo nos perocuparmos com elas; não penso nelas por causa do futuro, mas sim pelo presente. É importante mantê-las na linha hoje, pois é o presente que modifica o ser e transforma todo o o futuro.
Assim, devemos respeitá-las o máximo possível e oferecer a elas a qualidade de vida que merecem (todos, na verdade, merecem isso).
Gostei bastante do post, pois tem um tema muito bom e extremamente atual. Podemos ainda perceber o quão capitalista é o mundo em que vivemos, já que no dia 12 não se faz campanhas para elevar a qualidade de vida das crianças pobres, mas temos muitos comerciais e propagandas que incentivam a criança rica a comprar desnecessariamente mais uma barbie.
Infelismente essa é a realidade, o duro que não podemos fazer muito por elas. =/
ResponderEliminarÉ véio...infelizmenteessa é a realidade do Brasil.
ResponderEliminarhttp://cafeholandes.blogspot.com/
Relamente é pra Refletir, a mesma coisa e Pascoa! Natal!
ResponderEliminartudo é Comercio! os principios agente não encontra mais!
é Reflexão mesmo!
Não há muito o que comemorar.
ResponderEliminarNossas crianças tem um ensino precário, muitas passam fome, e etc.
Vejo essa data apenas como algo comercial, pro comércio vender mais.
Mas tem um outro lado essa história, se pensarmos bem, sabia que existe crianças que ganham presentes apenas UMA vez ao ano? E é justamente no dia das crianças, na perfiferia em geral a prefeitura entrega presentinhos para as crianças carentes.
Me lembro de quando eu morava em favela, era pequeno, e meu único presente era no dia das crianças...
Abraço.
tantas crianças passam a vida sem saber o que é ser criança....
ResponderEliminarBoa Reflexão social!
ResponderEliminarO dia das crianças é uma farsa economica!
Vemos crianças em péssimas condições de vida, tendo que trabalhar para o sustento, e vitima de uma educação que constroí soldadinhos consumistas e depentes dos salarios de miseria.
Lamentável.
São iniciativas modestas, mas baseadas em solidariedade, que amenizam estes quadros.
http://identidade-cultural.blogspot.com/
N há muito ou quase nada a comemorar, esse texto me fez pensar muito hj
ResponderEliminarhttp://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/10/o-delirio-e-imaginacao-de-um-cavaleiro.html
Todos sabem que para a criança é o dia dela se divertir e ganhar presentes, a criança não vai levar em consideração outros aspectos, a gente já foi criança e sabe o que é, refletir isso fica para nós adultos.
ResponderEliminarconcordo plenamente...
ResponderEliminarsó se é criança uma vez na vida =)
Infelizmente não há nada a comemorar no dia da criança, é um dia meramente comercial.
ResponderEliminarHá muito a se fazer ainda para que as crianças possam no futuro serem cidadãos produtivos, exerçam a cidadania.
O seu texto está excelente, uma ótima reflexão sobre o dia das crianças.
Nossas crianças necessitam muito mais que presentes, necessitam d eeducção, saúde, lazer, bons pais e um país com governantes que prestem.
ResponderEliminarBLOGdoRUBINHO
www.blogdorubinho.com.br
www.twitter.com/blogdorubinho
Infelizmente é assim!
ResponderEliminarMas temos que fazer as pessoas refletirem!
Braço! ;D
Eu penso nisso em todas as datas, todos od deveriam ser das maes, dos pais, doa avos, das crianças....acho uma puta hipocrisia essas datas comerciais.
ResponderEliminarbjoka
sempre devemos comemorar e refletir sobre qualquer data.o problema é que ninguem da a devida atenção as crianças.dar m brinquedo de plástico em datas comemorativas não é tudo.
ResponderEliminaracho que as criancas estao perdendo aquela inocência que havia antes, nao sei, pode ate parecer lugar comum, mas esta tudo tao banalizado, é importante refletir mesmo!!
ResponderEliminarparabens pelo texto e pelo teor conciente dele!!
adorei!
pois é, mas é por isso que o Brasil não vai pra frente: só investe em coisas que, mesmo sendo importantes, não são essenciais.
ResponderEliminaré por isso que países como Inglaterra, Estados Unidos e até mesmo a Rússia são mais desenvolvidos: vai comparar o sistema de educação e cidadania no país deles com o nosso. a diferença é asburda.
http://anpulheta.blogspot.com
hj em dia essas datas só é para aumentar o capital mesmo que pena
ResponderEliminarpoderia ter outro intenção
è, no brasil é assim, quem sabe um dia mude né...
ResponderEliminarhttp://www.gaalex.blogspot.com
Eu acho que dias das crianças o ideal é refletir, mas se tornou um dia bom para o comércio que só pensa em faturar.
ResponderEliminarTriste mas é a realidade!Excelente texto!
Cara, concordo com tudo o que voce disse. Texto muito bem feito, gostei.
ResponderEliminardia 12 so dias das crianças para o comercio, so pra vender.;;afinal oke as crianças precisam e de muito apoio isso sim...ai terão sim o seu dia..
ResponderEliminarMuito boa sua postagem! Infância é algo bem delicado mesmo pois as lembranças dessa fase nos acompanha pela vida toda e no meu caso como quero superar muitas falhas da minha é bem difíl, como por exemplo superar uma fase carente de alimentação, sem tv, rádio, presentes, etc... mas enfim! A ideia é fazermos a nossa parte, eu ajudo sempre que a oportunidade aparece! ^^
ResponderEliminarSucesso para seu blog! Abraços e visite o meu tbm!
neowellblog.wordpress.com
Gostei quando vc fez alguns trocadilhos reflexivos, como : as crianças são o futuro do nosso país, mas também representam o presente. É sempre bom poder refletir nessas questões sociais que, de algumas forma, interfere nas nossas vidas. Além de pensar, há muito o que fazer. Realmente, estudar pensando no almoço não dá. Abraços !
ResponderEliminarWww.antonizado.blogspot.com
isso ai é só comercio, pq as pessoas só pensam em comprar e comprar
ResponderEliminarConcordo, as crianças de hoje em dia me parecem cada vez mais futeis e sem conteúdo. Mentalmente,não são mais crianças. E isso me preocupa às vezes.
ResponderEliminarMuito bom seu blog kra, CONHECI A POUCO E COMECEU A ADMIRAR
ResponderEliminarhttp://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/11/enesima-potencia-do-amor.html
Concordo plenamente com a sua visão da importância das crianças. Graças a Deus meus pais sentem prazer em investir em mim! (mesmo não sendo mais criança --') Muito interessante o seu post, e ainda deu um ótimo titulo para despertar o interesse.
ResponderEliminarParabéns! :B
As crianças são um presente!
ResponderEliminarlá escrevi um poema sobre as crianças, intitulado de 'Presente Divino'
www.arthurmelo92.blogspot.com
______________________________________
www.sintoonize.blogspot.com
Essas datas são todas uma porcaria. Quando alguém tem que institucionalizar algo para lembrarmos de mãe , pai ou criança, só pode ser pelo mercado. Sempre abominei isso. Acho esses lances tão brega...
ResponderEliminarabç
Pobre esponja
Você abordou um ponto crucial para o futuro do nosso país e do mundo. Não seremos nada sem investimento para os cuidados com as nossas crianças. Alimentação e educação é tudo. O que falta é investir em qualidade no ensino da rede publica, para crianças, adolescentes e jovens. somente assim o Brasil irá vender inteligência ao invés de comprar de outros países.
ResponderEliminarO dia das crianças tbm é meu aniversário =D,eu não acho que deva ser um data para se comemorar,as crianças brasileiras nunca tiveram tão amparadas quanto hj,falta educação tanto da parte do governo quanto familiar,pois muitas são filhos de pais adolescentes,então não possuem uma educação adequada,tbm as crianças hj em dia cada vez mais querem se tornar adultas,tem criança de 10 anos que já quer namorar :s,fora as outros problemas sociais que envolve a eduacação infantil,as crianças tão trocando as bonecas pela maquiagem,cada vez mais cedo,quem nunca ouviu uma criança dizer que quer um estojo de maquiagem de presente?...Eu já ouvi várias...
ResponderEliminarinfelizmente isso acontece nesse paiz...
ResponderEliminarwww.distritovirtual.net
aqui é pra refletir!
ResponderEliminarfico pensando será que tem algum dia dos avôs
ResponderEliminarJá comentei nesta postagem, mas aproveito esta passagem para reafirmar que as crianças precisam, fundamentalmente, da relação segmentada de suas necessidades. Primeiro a alimentação, saúde, bem-estar, para enfim aprender algo na escola. Sem o mínimo de conforto, o que fazer numa escola ?
ResponderEliminarRealmente, não há muito o que comemorar, acho que datas comemorativa são apenas criadas e realizadas em prol de um comercio alienista.
ResponderEliminar