conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

domingo, 23 de agosto de 2009

Escrever é um ato que exige empenho



Muitas pessoas acreditam que aqueles que redigem com desenvoltura executam essa tarefa como quem respira, sem o menor esforço. Não é assim. Escrever é uma das atividades mais complexas que o ser humano pode realizar. Faz rigorosas exigências à memória e ao raciocínio. A agilidade mental é imprescindível para que todos os aspectos envolvidos na escrita sejam articulados, coordenados, harmonizados de forma que o texto seja bem sucedido.

Conhecimentos de natureza diversa são acossados para que o texto tome forma. É necessário que o redator utilize simultaneamente seus conhecimentos relativos ao que quer tratar, ao gênero adequado, à situação em que o texto é produzido, aos possíveis leitores, à língua e suas possibilidades estilísticas. Portanto, escrever é incompatível com a preguiça.

A tarefa pode ir ficando paulatinamente mais fácil para profissionais que escrevem muito, todos os dias, mas mesmo esses testemunham que escrever é um trabalho exigente, cansativo e, muitas vezes frustrante.

Sempre queremos um texto ainda melhor do que o que chegamos a produzir e poucas vezes conseguimos manter a linguagem escrita, todas as sutilezas de percepção original acerca de um fato ou pensamento. O que admiramos na literatura é justamente essas especificidades, essa possibilidade de expandir pela palavra escrita emoções, pensamentos, sensações, significados, que nós, leigos, não conseguimos traduzir com propriedade.

77 comentários:

  1. Escrever, de fato, é uma tarefa árdua que vai muito além do desejo de colocar algo no papel, ou no Word. A arte da escrita exige talento, inspiração, desejo...
    Muito sábias as suas palavras. Ótima reflexão.

    Parabéns!

    Abraços.

    ResponderEliminar
  2. cara, ÓTIMO TEXTO!
    é verdade mesmo, todo mundo acha que escrever é assim, fácil, mas realmente, pra um texto ser bom, é necessário muito empenho mesmo, para que todas as ideias deem certo.

    parabéns pelo post, é a pura verdade!

    ResponderEliminar
  3. Gosto mais de ler do que escrever,só escrevo quando estou muito inspirado.

    ResponderEliminar
  4. junta tudo isso q vc flw com o fato de escrevermos no portugues, mostra o quao complexo eh.

    www.hysteria-project.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. eu escrevo também e adoro. mas nem sei se os meus textos dão certo, porque sou bem perfeccionista. pra escrever bem é preciso ler muito. adorei as palavras :)

    ResponderEliminar
  6. Escrever é uma arte, poucos tem esse dom, mas como eu disse em meu post, "existem muitos metidos a escritores por aí" que na verdade não escrevem "merda nenhuma", mal se entende, textos sem começo, meio e fim.
    Escrever exige talento, inspiração e com certeza uma boa gramática.
    Mas eu nem vou continuar aqui escrevendo pq se não eu acabo fazendo um post e não um comentário!
    uhauhauhauahuahuah
    BjOs^^

    ResponderEliminar
  7. Achei curiosa a sua colocação sobre escrever e respirar pois minha relação com a escrita é descrita da seguinte forma: ``Escrever é pra mim o mesmo que respirar``. No entanto, isso significa que tal ato seja fácil, apenas que é algo inerente a mim, que não consigo prescindir assim como respirar. Sei também que escrever bem envolve boas leituras, reflexões e uma visão de mundo, de preferência, diferenciada. Isso sem falar naquele elemento essencial: a inspiração.

    ResponderEliminar
  8. Agradecndo a visitin...
    Adorei o layout do blog...
    Escrever exige mto empenho msmoo, hein?!
    Parabéns pelo blog!! Sucesso ae...

    http://guardeparaosdiasdechuva.blogspot.com/
    * ... música, política, celebridades ... *

    Abraços...

    ResponderEliminar
  9. Putz!!
    Fiquei inspirado com o seu post!
    Realmente escrever bem é uma arte e uma tarefa árdua!
    Não é pra qualquer um.

    ResponderEliminar
  10. Bom salientar que o hábito da leitura ajuda bastante no quesito conteúdo e domínio de diversos assuntos.
    Escrita é tanto inspiração quanto transpiração. Acho que a combinação de repetição, dedicação e do próprio talento são fatores que são imprescindíveis para o escritor.

    ResponderEliminar
  11. Pura verdade :)

    _________________

    Blog pessoal sobre pensamento, música e afins.
    www.renansparrow.blogspot.com
    Apenas tentando passar alguma coisa para as massas.

    ResponderEliminar
  12. Ja ta mais facil escrever ingles do que nossa propria lingua :D~
    ksopksposk',

    ResponderEliminar
  13. Escrever é tudo de bom!

    Que legal encontrei mais um paraense por acaso na rede.
    rsrs

    ResponderEliminar
  14. Véi, o visu do seo blog é realmente espetacular! Parabens! Me senti na minha mesinha de PC! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderEliminar
  15. escrever não é so por algumas palavras no papel...quem escrever de verdade alem de simplismente escrebver no papel passa tb oke esta sentindo...que quando algume le e sente o mesmo..e algo realizador...

    ResponderEliminar
  16. Escrever realmente eh uma arte e uma grande responsabilidade. tenho medo, de como jornalista, nao ver nos meus textos conteudos que possam acrescentar as pessoas que os leiam...

    boa reflexão, como alguem disse ai em cima!

    http://apenas-daniel.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. bem, eu escrevo. mas não sei ao certo o que eu escrevo, é o que vem na mente e vou indo, vou indo, sem parar. não consigo escrever algo "legal" se eu parar pensando que eu TENHO que fazer aquilo. não, não funciona assim. na verdade eu percebi que funciono melhor nas madrugadas de frio, o silêncio dentro de casa e lá fora.
    não acho que escrever é um dom. até porque não acredito em dons. acho que é apenas uma habilidade mais desenvolvida por alguns devido ao seu próprio interesse e ao ambiente em que vive e as pessoas que convivemos.
    e deve ser muito difícil escrever por trabalho, porque muitos podem não acreditar, mas inspiração existe sim.

    ResponderEliminar
  18. Escrever é uma arte que de fato exige muito empenho, tem que ler muito, organizar as ideias, praticar, escrever e reescrever muitas vezes o mesmo texto.

    ResponderEliminar
  19. Ótimo post Jeferson e, blog também. Parabéns

    Bom, escrever bem requer tanta técnica e conhecimento que me sinto um pessoa audaciosa em fazer isso. Brinco de ser poetisa e essa brincadeira me faz mais feliz e mais humana.

    ResponderEliminar
  20. Como dizia Guimarães Rosa, mais do que inspiração, escrever exige "trabalho, trabalho, trabalho". Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderEliminar
  21. A escrita parece simples mas por trás dela há muito esforço, a leveza é uma das possibilidades de se transmitir de quem sabe escrever... O mais famoso poema de Olavo Bilac é sobre isso, se bem que não me parece muito leve o que ele faz também rsrs, enfim, bom bost!

    ResponderEliminar
  22. Engraçado, hoje mesmo na escola, na aula de português, esse foi o tópico.
    Escrever, como dizem, é uma arte. E eu acredito que muito importante, dentre vários outros critérios, é a leitura. Um bom leitor tem boas chances de se tornar bom escritor, se tiver dedicação.
    Como você mesmo disse, não pode haver preguiça. Isso me atrapalha às vezes. Eu gosto de escrever, mas tenho que estar com vontade para sair algo legal. Se a preguiça aparecer, ferrou!

    ResponderEliminar
  23. Pior ki eh verdade.... qnd eu escrevo algm poema ou algm artigo, meus amigos ficam m xamandu de "bruxa" por eu escrever c/ "facilidade".... realmente algmas pessoas tem mais facilidade ki outras, mas ateh p/ essas pessoas o processo criativo pode s tornar complexo e dramaico O.o

    ResponderEliminar
  24. Escrever é uma tarefa realmente dificil, mas que gosto mto. Mas por trás disto tem bastante leitura né, geralmente quem escreve bem lê muito e tals..Bastante interessante o post!

    ResponderEliminar
  25. Escrever é caminhar no inferno para buscar uma flor. Por aí...
    Cara, estou pensando em fazer uma comu de "letras no geral", do mesmo estilo dessa que te encontrei, voltada apenas para o pessoal de letras. O que acha? Se gostar da odéia, comente for me.

    abç
    Pobre Esponja

    ResponderEliminar
  26. Um bom ponto de vista sobre a escrita, acredito que vinculada à leitura a nossa capacidade de escrita melhore... eu não cme considero um bom escritor, daqueles que conseguem discrever cada detalhe de uma forma mais real que uma fotografia, mas acredito que pelo menos consigo passar a idéia dos meus textos quando escrevo notícias e pesquisas em meu blog...

    http://www.colunasdehercules.blogspot.com


    PArabens pelo texto...

    http://www.colunasdehercules.blogspot.com

    ResponderEliminar
  27. E escrever de trás pra frente então? Dez vezes pior!

    ResponderEliminar
  28. Escrever, realmente é uma das habilidades mais complexas que poucos seres humanos conseguem fazer com excelencia... conheço poucos que escrevem bem mesmo.. eu queria muito conseguir escrever de forma fácil, culta e direta, mas não consigo e fico 'triste' por isso ! rs.

    mas ando treinando redações, e um dia conseguirei..
    adorei aqui, vou seguir ta?

    passa la:
    http://www.nadaaverpontocom.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  29. Escrever é uma arte. Eu me arrisco um pouco mas sei que falta ainda muita pratica para chegar o dia que eu esteje satifeita com que escrevo. E como você disse no seu texto, conseguir expressar seus sentimentos, pensamentos não é pra qualquer um. Quem sabe um dia eu consiga.
    Parabens pelo blog. Adorei o texto.

    ResponderEliminar
  30. Eu sou canhoto, sempr fiz tudo com a esquerda, até coisinhas ''erradas'',
    humm
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


    http://transgressivas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  31. Sempre que algum orientando me diz que seu maior medo no vestibular é a redação, digo-lhe que para fazer uma boa redação, escrever bem é preciso treinar, ler muito e escrever.
    Oriento-o a pegar temas de redação de vestibulares passados e desenvolver, a ler bons livros, jornais, revistas especializadas.

    ResponderEliminar
  32. eu simplesmente amoooooooooooo ler *-*

    ResponderEliminar
  33. eu adoro escrever *-* mas nem sempre é facil...

    ResponderEliminar
  34. Escrever é mesmo dificil.. e dpois que acabos sempre pensamos que poderia ter sido melhor.. "E se eu mudar isso" "e se eu escrever isso aqui".. Nunca estamos totalmente satisfeitos.. mas o que me leva a continuar escrevendo é o fato de acreditar que a pratica leva a perfeição.. =)
    Prabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  35. escrever é um exercicio diário que as pessoas geralmente praticam pouco.

    ResponderEliminar
  36. Muito bonito o template, quase naum achei onde comentava!

    Legal o texto

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  37. concordo e não concordo. escrever requer apenas vontade, qualidade é apenas um detalhe. o mais importante é a sensação de prazer que desperta em quem esta escrevendo seja lá o que for.

    ResponderEliminar
  38. Realmente a arte de se escrever é para poucos privilegiados.
    Apesar de ser uma das formas mais utilizadas de comunicação, pecamos por utilizar uma linguagem extremamente informal no nosso dia-a-dia, onde acabamos "matando" nossa escrita.
    Esse tema merece um ótima reflexão de todos nós.

    ResponderEliminar
  39. De todos os blog que visito diariamente e leio os posts até hoje o seu texto foi um dos que realmente tem algo à acrescentar.
    Não é apenas mais uma babozeira, é tão rico em detalhes que irei guardá-lo.
    Escrever é algo complexo, que exige esforço, é tão difícil talvez que para descrevr o que é escrever se torna mais complexo ainda.
    Parabéns pelo texto!

    ResponderEliminar
  40. Por isso que o plágio na blogosfera é tão comum... pensar e passar as idéias para um texto, sintetizar seus pensamentos... leva tempo e é uma tarefa árdua!

    ResponderEliminar
  41. isso é pura verdadee , hoje a coisa mais dificil que em é uma pessoa coneguir expressar o que pensa .

    http://icedonuts.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  42. Escrever não é tão fácil como muitos pensam,
    com certeza exige esforço, oh como eu sei disso.

    http://arthurmelo92.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  43. Bom texto amigo,eu estou escrevendo um livro de poesia cheio de sonetos.Fico dias pensando,como é possível alguém achar que escrever um texto(no caso poesia) é apenas palavras bonitas com algum significado e quem façam rimas.

    MSN:guilherme-santoro@hotmail.com
    Meu blog:www.zonargs.tk

    ResponderEliminar
  44. odeio escrever na faculdade por isso q tiro xerox do caderno do coleguinha rsrsrs
    Otimo blog

    ResponderEliminar
  45. Não encontro dificuldades para escrever, pois leio com bastante frequencia e tenho sempre boa informação. Seja jornais, livros e a própria internet, que às vezes tem algo que preste.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  46. Poderia ter terminado com alguma citação de Olavo Bilac, com ele dá pra sentir todo o trabalho que é escrever e ainda parecer leve...

    Acima de tudo, escrever é conhecimento, só escrevemos com base no que conhecemos, vivemos, tudo o que todo nossa parte sensorial é capaz de captar e reproduzir, muito bom post!

    ResponderEliminar
  47. OLHA CONCORDO, POIS ESCREVER É UMA FORMA DE DISSERTAÇÃO DE ALGUM ASSUNTO, PORÉM PRECISA DE TODO UM PROJETO DE ANÁLISE, DESENVOLTURA DE ORGANIZAÇÃO, SINGULARIDADE E ADAPTAÇÃO AO CONTEXTO DO TIPO DE TEXTO ESCRITO.

    PARABÉNS PELO TEXTO!

    ResponderEliminar
  48. Exige muito empenho!
    Muita gente usa a informalidade na hora da escrita, e mesmo sabendo "escrever bem" o texto sai totalmente fora do padrão formal.
    Acho que todo mundo tem a noção do que precisa para escrever um bom texto, mas mesmo assim muita gente judia do nosso português! rs.

    Cara, sobre a parceria, nossos "Parceiros" estão fechados por enquanto. Mas abrimos uma aba, a "Mais Parceiros" para os blogs que querem fazer parceria ainda, mas lá eu coloco um banner pequeno, tamanho 50x60.
    Não tem taaanta diferença do banner dos "Parceiros", pois lá eu uso o tamanho 100x55.

    Então, caso te interesse, mande um comentário em meu blog.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  49. Passo por este sufoco para escrever, mas escrevo em meu tempo ocioso para distrair minha mente, realmente fico frustrado com final, mas sempre achei que fosse besteira minha, nunca gosto do que escrevo, mas outras pessoas gostam, por isso posto no meu blog....
    http://candrevasblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  50. Escrever não é pra muitos.
    Mas com o tempo esse dom vinga :*
    Belo blog, Abraços.

    ResponderEliminar
  51. Então, já adicionei seu banner em meu blog.
    No link PARCERIA tem vários banner's, escolha um e adicione no seu blog. Assim que adicionar me avise.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  52. Mas que empenho, tbm exige desprendimento do rídiculo. Sem medo do que os outros vão pensar

    Excelente texto.

    Vc escreve como poucos. Claro e direto.

    abraço

    ResponderEliminar
  53. Muito bom o texto...!
    Adorei o layout do blog!
    =)

    ResponderEliminar
  54. O link do meu blog é.

    http://advocaciadorock.blogspot.com

    Espero que curta Rock.

    Espero sua visita e seus comentários nas postagens que mais possa ter gostado

    abraço

    ResponderEliminar
  55. estou fazendo uma cadeira de Leitura e Produção Textual na faculdade e é incrivel o numero de pessoas que vão mal nessa disciplina.
    Muitos acham que escrever é facil estão errados exije empenho e dedicação

    ResponderEliminar
  56. é mais empenho que talento, vc foi muito feliz nesse texto

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  57. em partes cara... escrever bem exige empenho... porém escrever qualquer coisa... é simples....

    ResponderEliminar
  58. Realmente, escrever não é nada fácil... Mas, pra quem adora escrever (eu, por exemplo que adoro... *_*) se torma uma atividade mais que prazerosa não? bjinhos....

    ResponderEliminar
  59. Escrever é td de bom.
    Gosto muito!
    Ei Jeco,teu blog ta 1000,Parabéns viu!Abraços irmão!

    ResponderEliminar
  60. Amor....
    Parabéns!!Amei seu blog!!!

    Belas palavras!!!

    BeeijOOOO...

    :)

    ResponderEliminar
  61. Com a facilidade de se criar um blog vemos muitos absurdos na internet gent que por não ter o que fazer faz um blog sem nem ao menos saber o que escrever e escreve muita besteira, temos que ver que a net tem pessoas dignas então tem que se peneirar o que se vai ler pois temmuita besteira, e o pior muita besteira que se dá melhor que blogs sérios.

    www.blogdorubinho.com.br

    ResponderEliminar
  62. Olha... beelo texto.."!
    Eu escrevo se puder passa la no meu blog..
    http://contosdaayres.blogspot.com

    ResponderEliminar
  63. pra nós por exemplo, q somos blogueiros, temos a obrigação de escrever corretamente,
    isso por que nosso site é visitado por dezenas de pessoas por dia.
    por tanto somos referência, e por sermos fontes, como passaremos uma boa imagem se temos uma péssima escrita.
    e principalmente quando a questão é internet, onde escrevemos conforme falamos.

    ResponderEliminar
  64. Concordo plenamente com você, escrever exige, e requer, muito empenho. Nas basta apenas ter o dom das palavras, tem que saber como escrever. Se for pra fazer, tem que fazer bem feito.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  65. Muito bomo texto, e tô seguindo também, www.cangussusports.blogspot.com

    ResponderEliminar
  66. dedicação, empenho, genialidade

    não basta saber regras de portugues com perfeição para escreever um bom texto, tem que saber contar histórias de maneira criativa...toda história já foi contada, resta conta-las de maneira diferente ;)

    Aloha

    http://surfinsantoss.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  67. Escrever um bom texto, expondo as idéias que realmente quer passar é bem difícil.

    ResponderEliminar
  68. Realmente escrever é uma arte.
    Mas como tudo na vida, o treinamento é fundamental para que possamos desenvolver essa técnica.
    Além do dom, que acredito que influenci, o treino deve ser diário (como você mesmo disse).

    Boa reflexão.

    www.blogdoargonio.blogspot.com
    www.abolaeogol.blogspot.com

    ResponderEliminar
  69. Às vezes é meio difícil escrever, já em outras flui com uita naturalidade! Escrevo o que penso sobre situação que vivo, não sou profissional (por enquanto, rsrs) então deixo rolar mesmo, sem muitas preocupações.

    ResponderEliminar
  70. É verdade, a boa escrita sai com esforço, mas tem que soar como quem respira, leve e arrebatadora.

    ResponderEliminar
  71. Ohhhh, amigo, realmente escrever exige muito empenho, vontade e criatividade da parte de exerce...

    ResponderEliminar
  72. Escrever é uma coisa muito coisada,que exige muito empenho muito empenhado.

    ResponderEliminar

- DEIXE O LINK DO SEU BLOG, POIS POSSO VISITÁ-LO E, CONSEQUENTEMENTE, SEGUI-LO.
- Comentários anônimos não serão aceitos.
Abraços.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.