conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Uma cidade transformada em camelódromo - Belém


Infelizmente, entra prefeito e sai prefeito, não há fiscalização preventiva para evitar a "germinação" dos amontoados de ambulantes na via pública.
Tudo começa com uma "inocente" banquinha de bombons ou de lanche, que estaciona em uma calçada.
E vai ficando.
Na semana seguinte, já tem a companhia do carrinho de cocos verdes.
E vão ficando.
A seguir, chega o famoso isopor de bebidas geladas logo ao lado.
Pronto! Aconteceu a "germinação"!
Mais um "arraial" de ambulantes se instala na via pública, atravancando a passagem de pessoas. E com eles, a geração de sujeira tipo restos de alimentos, cocos jogados na vala, lenços de papel usados, plásticos e demais porcarias adoradas pelos ratos.
Daí em diante, ai de quem se atreva a pensar em retirá-los!
Já tem "direitos adquiridos"; já tem vereador defensor (contanto que não seja na calçada do prédio dele, vereador).
E assim se vai mais um espaço público, tomado da comunidade pela ausência da autoridade constituída.
Essa é a realidade da outrora Cidade Morena, transformada em camelódromo municipal.
Prefeito (Duciomar Costa)? Fiscalização Preventiva? Leis aplicadas? Nada, nada...

36 comentários:

  1. Isso de ambulante é complicado mesmo, pois eles precisam trabalhar e o governo não dá uma boa estrutura para isso, e em questão da sujeira isso é culpa da população que utiliza seus serviços, se nós fossemos mais educados não jogariamos lixo nas ruas.

    ResponderEliminar
  2. aqui onde eu moro atualmente (Londrina-PR) é a mesma coisa, camelo pra todos os lados, e depois reclamam de downloads ilegais...e esses caras q vendem dvd pirata?é melhor se fazer de cego né?memhum candidato a prefeito em nenhuma campanha citou esse problema, o maximo que um deles fez foi criar um 'shoppin popular' q nada mais é que um galpão com um aglomerado de gente vendendo produto falsificado...VER-GO-NHA

    ResponderEliminar
  3. Quando penso em Belém, me recordo do povo amistoso e da forma radiante com que fui recebido ano passado.
    Que povo alegre, e como passaram depressa meus dias na sua terra.
    Sou um defensor convicto também no bem-estar social, não se silencie nunca, faça como você tem feito. Porque o mal triunfa quando os bons cruzam os braços.
    Abraços...
    Lucas de Souza Oliveira

    www.eleteimou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Pois é amigo, em qualquer cidade é assim...
    Aqui onde moro não é muio diferente.
    Sucesso sempre!!!
    BjOs^^

    ResponderEliminar
  5. Pois é, em qualquer cidade é assim. Aqui em Sampa tem o Rappa que detona eles de vez em quando, mas em uma ou duas semanas volta tudo. Esse é um reflexo da falta de sustentabilidade empregativa que o país possui. Se houvessem empregos dignos e disponíveis à todos, não teriamos pessoas fazendo qualquer coisa por ai pra ganhar dinheiro...

    []'s

    Musikaholic

    ResponderEliminar
  6. Eu iria mais além e diria que é a realidade do Brasil inteiro. Infelizmente os camelôs estão onde estão pois não tem emprego pra todo mundo, e muito menos organização. Espero que essa situação mude o mais rápido possível!

    http://www.nyt-innovation.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. A problemática da ordem pública não é privilégio de Belém. Desde quando o atual prefeito do Rio assumiu o cargo, foi instalado o que ele chama de choque de ordem aqui. Tem dado certo!

    ResponderEliminar
  8. Acho que em todas as grandes cidades deve ser do mesmo jeito. São Paulo é terrivel, há ruas que é quase impossível transitar por causa dos camêlos.

    ResponderEliminar
  9. è o mal das grandes cidades... ma so povo tem ki arranjar um jeito de colocar comida na mesa! O.o

    ResponderEliminar
  10. Este problema é bastante complicado. Em BH havia também muitos ambulantes nas ruas, então foram criados os Shopping Populares, um espaço onde os câmelos podiam vender suas coisas sem ocupar as ruas e calçadas. Problema resolvido? Claro que não. Com isso aumentou significativamente o números de produtos piratas nestes shoppings. Para se ter uma idéia, com R$ 500 você compra um notebook de última geração, mas fazer ele funcionar é outra coisa.
    Desculpe-me pelo longo comentário.
    Até mais...
    OBS: Você escreve muito bem.

    ResponderEliminar
  11. Poxa vida, que palhaçada hein?...

    bjitos

    http://www.peqeunosdeleitesa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Bem, não acho que isso seja realmente um problema... É apenas uma maneira que os pobres arrumam para ganhar o pão d cada dia

    http://cerebro-musical.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Otimo post. Belo tema...

    Uma grande verdade que está longe de se
    tornar "história". Este é o cotidiano, o costumeiro e o acomodado universo social em que vivemos. Alguns justificam o fato de tratar-se de trabalho honesto e digno com o fim de conquistar o pa-de-cada dia... outros dizem q eh melhor do que roubar. E o governo, o que diz? O que faz? O que defende? Ninguem sabe... pq esse eh o país do acaso q foi dado ao descaso. POr um acaso apareceu um ambulante aki e outro ali e, por descaso, ele continuara la!

    Otimo post.

    Abraços.

    Visite meu blog quando possivel.

    ResponderEliminar
  14. Sei que é o trabalho deles, mas odeio esses ambulantes ocupando espaço nas ruas e calçadas, já é dificil de andar sem eles, com eles então!!!!

    Notícias, fatos, ladainhas, bizarrisses e um pouco de ironia!!
    .
    http://leonardobslima.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. na minha cidade n tem isso =P é pequena..na praça n tem camelôs espalhados nao.. mas existem barraquinhas, tipo quiosques, espalhadas pela praça pra quem vende lanches e ate mesmo brinquedo, e essas coisas de camelô :P mas falta fiscalizacao mesmo. td cidade q "sofre" com a multidao de camelos teria q ter um lugar proprio pra vender. tipo uma praça, uma ferinha, onde so tenha as barraquinhas :)

    ResponderEliminar
  16. Camelô é uma coisa triste e feia, mas dá raiva de pagar por, por exemplo, jogos de video game e dvds CAROS PRA CARALHO. Mas eu não pratico isso, hahaha

    http://virandoocopo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Fortaleza também sofre com isso, é comum demais, porém muito estressante.

    ResponderEliminar
  18. Infelizmente nas cidades a qual moramos tem muita gente na informalidade, tudo isso é obra do governo mesmo!!!

    ResponderEliminar
  19. kkkk esse é o Brasil
    entra administração sai administração é dificil achar alguem q preste hj em dia
    infeslimente
    http://sucodelimao.com.br/

    ResponderEliminar
  20. Talvez seja o caso de fazer o que foi feito em Belo Horizonte: a criação de áreas específicas para os camelôs. São os chamados shoppings populares e por aqui funcionou. As calçadas não são mais invadidas pelos ambulantes e ficam todos concentrados em vários pontos, preparados para esse tipo de comércio.

    ResponderEliminar
  21. Talvez seja o caso de fazer o que foi feito em Belo Horizonte: a criação de áreas específicas para os camelôs. São os chamados shoppings populares e por aqui funcionou. As calçadas não são mais invadidas pelos ambulantes e ficam todos concentrados em vários pontos, preparados para esse tipo de comércio.

    ResponderEliminar
  22. Concordo com a idéia de criarem shopping populares, como em BH!

    http://congelandomeusmomentos.blogspot.com

    ResponderEliminar
  23. É isso é um assunto bem complicado de se falar , por que pelo menos as pessoas tão tentando ganhar dinheiro honestamente não tão roubando .se não tem emprego vai fazer o que né ?
    mas a questão do lixo acho q realmente isso é culpa da populaçao que é mal educada e não é só no camelô que a gente vê isso não ,em qualquer lugar que tem gente tem sujeira, depois todo mundo reclama qd chove a alaga tudo mas ninguém sabe que a culpa é deles mesmos , é muito facil pôr a culpa no governo mas na hora de fazer sua parte ninguém faz né?
    abraço , visite também http://kettydss.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  24. eu vi uma reportagem sobre isso que o recife parece uma grande concentração de muambeiro o negocio e cadastrar eles e fazer um camelodromo igual no centro de são paulo. hoje ja nao tem camelôs no viaduto do chá eles tem um box em um camelodromo da prefeitura

    ResponderEliminar
  25. Esse é um prob. de organização pública, claro há de criar espaço pra essas pessoas trabalharem, cadastrados e em um centro apropriado... antigamente minha cidade passou por isso, hj os camelôs pelas ruas já quase não existem, tem locais próprios pra essas feiras.
    Muito organizado e boa temática a do seu blog!

    Abraços.
    www.tocou.blogspot.com

    ResponderEliminar
  26. é complicadinho essa historia, por que o prefeito se for fazer alguma coisa, é mandar a fiscalizaçao ir la, o pessoal vai perder sua barraca e mercadorias, ficar sem o ganha pão...

    mas, também pega mal, por causa da sujeira, alem da desorganização e a ocupação das calçadas e mais sei la o que .-.

    o certo a se fazer, é uma praça, um mercado publico...

    ResponderEliminar
  27. Complicado hein^^
    Bem legal o seu layout :D
    Abração do Saci!!!

    ResponderEliminar
  28. Aqui em Brasilia os camelos dominavam a rodoviaria! era insuportavel passar lá. Muito barulho e sujeira. Hoje em dia, com a criação do shopping popular, é bem mais calmo andar pela esplanada dos ministerios, ir no conjunto nacional,etc. Mais ainda tem muitos que insistem em ficar em local proibido.

    ResponderEliminar
  29. Seu Blog esta na divulgações do Jornal Web, e para que a divulgação seja feita de forma mais efetiva e especifica, pedimos que nos mande, para qulquer um dos perfis, que podem ser encontrados na comu "blog, meu querido blog", uma breve apresentação de seu blog, com sua temática ou área de atuação... bem como vc preferir divulgá-lo!

    Atenciosamente, equipe Jornal Web Diário!

    ResponderEliminar
  30. as vezes cidades tão bonitas se 'poluem' com isso. aqui onde eu moro, os camelôs tomavam conta de uma praça uns anos atrás. era cheia de barracas e lonas pretas. a solução foi criar um shopping popular. além de atrair bem mais público por não ser aquela baderna, a praça foi reestruturada, e ficou linda!

    ResponderEliminar
  31. Finalmente parece que vão dar um jeito naqueles camelôs do nosso centro histórico. Vão remanejá-los para um camelódromo, alí onde era o buraco da Palmeira.

    Ouvi boatos até de que estão planejando uma grande reforma no centro histórico de Belém, visando transformar em um local turístico :D

    ResponderEliminar
  32. Aqui em Fortaleza as praças estão do mesmo jeito....problema do país inteiro isso !!!

    ResponderEliminar
  33. Ainda bem que em POA criaram uma área apenas para abrigar o camelodromo tipo um "shop"

    ResponderEliminar

- DEIXE O LINK DO SEU BLOG, POIS POSSO VISITÁ-LO E, CONSEQUENTEMENTE, SEGUI-LO.
- Comentários anônimos não serão aceitos.
Abraços.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.