conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

domingo, 14 de novembro de 2010

Ainda existe isso? Das Fichas Telefônicas ao meu celular LG.

Estive andando pelo bairro do Comércio, aqui em Belém, e me deparei com algo que me chamou bastante atenção. Foi tão chocante que logo soube que aquilo renderia um post. E não é que rendeu?  

Estamos vivendo um momento onde a informática se faz presente em qualquer ação cotidiana, seja para efetuar o pagamento do cartão pela Internet, seja para tirar uma foto de você com se(a)u namorado(a) ou para dar aquela ligadinha básica para um parente distante. E é justamente falando em ligação, que vos mostro essa imagem um tanto engraçada:

R. Aristides Lobo com Tv. Frutuoso Guimarães

Afinal de contas, quem nos dias de hoje ainda usa Ficha Telefônica? Com o advento dos celulares a preços populares, não acredito que ainda exista pessoas que se utilizam desse meio e nem sei se ainda há telefones públicos que aceitam as tais fichinhas. Mas uma coisa eu sei, essa nova geração é privilegiada por ter nascido no meio desse turbilhão, acostumada a tanta tecnologia. Hoje em dia você nem bem aprende a falar e  já ganha um aparelho de telefone celular, com seu número próprio e, dependendo do modelo,  máquina fotográfica digital e tocador de MP3 junto e tudo o mais que se pode imaginar.

Lembro-me como se fosse hoje, quando meu pai me dizia: "Hoje vou ligar pra mamãe. Jeco, tu não quer ir comigo?"  Eu tinha por volta dos cinco, seis anos, e como tudo para mim era brincadeira, lá fomos nós. O bagulho tinha que ser rápido; colocava a ficha e contava três minutos para pôr a outra, caso contrário nem Tchau! daria para falar.

Como era normal que muitas pessoas naquela época não tivessem um telefone em casa, também era normal presenciar uma fila imensa de usuários esperando por sua vez. Ô tempo bom!

Olhando para o meu celular, meu Twitter, este blog, vejo que sou privilegiado. Faço parte dos antigos, apesar de ter apenas duas décadas. E atualmente, estar adaptado às tecnologias me mostra que eu soube viver, curtir o que há de bom entre as gerações.

Abraços.

21 comentários:

  1. Muito bem observado , listas telefonicas e telefones publicos estão condenados a desaparecer com o tempo e se tornarem tecnologia morta , mas por enquanto não , vale a pena ressaltar que eu por exemplo que moro numa cidade pequena , ainda preciso da listar para achar alguns numeros de lojas por exemplo , e orelhões são bem uteis pois as vezes esqueço meu celular rsrs..


    __---------
    http://blog-do-binao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Lembro dessa coisa de ficha. Minha mãe me fazia segurá-las enquanto telefonava. E olha que não faz tanto tempo assim, eu deveria ter uns 4 anos e agora tenho 19. A tecnologia evolue rápido.

    ResponderEliminar
  3. Noss.. tem gente que não se atualiza..

    ResponderEliminar
  4. Essa é velha...faz muito tempo que eu não utilizo orelhão!!!!

    ResponderEliminar
  5. acho q não existem telefones que utilizem fichas...
    eu uso sempre orelão...

    ResponderEliminar
  6. A estatal aqui em são paulo era a Telesp a mesma depois entrou no ramo celulares vendendo aparelhos Ericsson ( Lembram do BAby da Telesp Celular?) Os orelhões eram laranjas, quando chegou o cartão era muito comum as pessoas colecionarem pois eles apresentavam figuras variadas, desde tipos de pássaros, até datas comemorativas, que tempo bom que não volta nunca mais, cada vez que vejo um cartão de recarga de celular ( Sim, meu celular é pré pago) morro de raiva pois vem com promoções que no final não são cumpridas na época das fichas tudo era muito simples tres minutos para falar e ta tudo certo.....


    www.tomcoyot.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Faz tempo que não ouço falar sobre as famosas fichas, o treco chato de se usar,

    beijos

    ResponderEliminar
  8. Jeferson, eu também lembro bem das fichas. Na verdade, eu sempre achei que uma ficha durava muito mais tenpo que uma unidade de cartão,hoje. Bem nunca parei pra cronometrar, mas duvido que uma unidade dure mais do que 3 minutos.

    Wagner

    ResponderEliminar
  9. Putz! Como pode existir ainda um lugar que venda fichas? Hoje em dia os telefones públicos, onde quando existem estão jogados às traças, há anos não vejo alguém em um telefone público. Eis um tempo do qual eu não tenho saudades, da fila do telefone.
    Um abraço,
    http;//meucaonaochupamanga.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Hahaha, ficha telefonica ainda!! Lembro dessa época!

    www.feriasdopresidente.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. CARA
    DÁ ÉPOCA DE MÁQUINA DE REFRI COM MOEDA PRÓPRIA...ERA LINDO...ERA MAIS GOSTOSO O REFRI
    AEHAEHEA

    ResponderEliminar
  12. é eu não peguei essa fase da fichinha... mas ainda deu pra pegar algumas coisas boas... a tecnologia facilita muita coisa, mas acho que as vezes faz agente perder muitas outras também!!

    ResponderEliminar
  13. auhauhau como é essa ficha? nunca vi o.o é de "orelhão"? Nunca soube usar esse treco.. na verdade, vivia quebrado mesmo
    www.refugiodiario.wordpress.com

    ResponderEliminar
  14. ahahah sou de uma época mais "atual" , já tinha cartões pra orelhão a época de ficha tava praticamente extinta .. mas caraca é incrível como nossa tecnologia e rápida e tudo está meio que desaparecendo , ontem estava pensando sobre isso quando peguei uns discos muiiiiito antigos e decidi que queria um toca discos
    na época que todos querem um iphone
    estaria eu na época errada ?
    deveria voltar pra época das fichas então ahahaha

    http://conflitopsiquico.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Primeiro parabéns pela post... ELe passa uma coisa saudosista muito boa. E com relação ao avanço da tecnologia, ele acontece naturalmente. Talvez daqui a 20 anos, nos deparemos com postagens (se é que elas ainda existirão), dos tempos em que se tinha blog, telefone celular, etc..hehehehehehhe

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Dizem que vendem até capetinha na garrafa aí em Belém. Mas enfim, é uma cidade que eu gostaria de conhecer.

    Parabéns, legal o seu blog

    visite-nos e comente tmbm

    http://mikaelmoraes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Nossa, muito bom seu post. Mostra um pequeno conflito de gerações e nós somos os personagens históricos dessa transição.
    Lembro-me das fichas e do telefona na época vermelho... Como imaginar que ainda teríamos um cel que tira foto, grava vídeo, se conecta na internet... Internet? O que é isso?hahahah
    Mto bom mesmo!


    http://resenhandomm.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  18. É verdade... Fiz uma enquete a um tempo atrás no meu blog para saber se o paraense ainda usa o telefone publico com a chegada do celular... E olha que o resultado foi sim... Será que ainda há gente que usa telefone publico com fichinhas? Hehehehehehehehe

    ResponderEliminar
  19. Realmente não tinha idéia da ainda existência de fichas. O que já vi recentemente, é o uso dos telefones públicos (orelhões) com cartão, mas com ficha???Surpresa.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Oi:)
    Tava dando uma espiada aqui no seu blog, é muito interessante, parabéns!!

    Agora, é uma pena se for "extinguido" o orelhão. No sábado do enem [raiva] acho que todos os celulares da vivo nao estavam fazendo ligação a cobrar (rsrs, pra variar, sem créditos), enfim, nao conseguia ligar pra ninguem pra avisar que já tinha terminado a prova, e tive o maaaaaaaaioooor trabalhao pra achar um orelhao ;/

    ResponderEliminar

- DEIXE O LINK DO SEU BLOG, POIS POSSO VISITÁ-LO E, CONSEQUENTEMENTE, SEGUI-LO.
- Comentários anônimos não serão aceitos.
Abraços.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.