conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A imagem é tudo? Claro que é!




A primeira vista você dirá que não há nada de errado nesta imagem. Mas analise com um pouco mais de atenção. Já notaste? Não? Tá bom, se atenha às noticias que eu demarquei nos quadros - um de cor verde e outro de azul.

Pois bem, esse print foi tirado na hora no debate presidencial, realizado pela Rede TV! e a Folha. O jogo entre Botafogo e São Paulo teve início às 16hs e acabou por volta das 18hs. Entre o fim do jogo e o início do debate, decorreram exatas três horas - tempo suficiente para que a notícia do campeonato brasileiro tenha ficada exposta num lugar de destaque.

Se a Globo (tenho vários motivos para ser um anti-globo) agisse com imparcialidade e tivesse interesse de manter seu leitor informado sobre o que acontecia, certamente a sua atitude seria outra. Se a dita cuja ainda não percebeu, a cada dia formam-se leitores mais espertos, menos dependentes das notícias na TV e mais conscientes das asneiras e dos conluios das grandes emissoras. Por que não dos portais na internet, não é mesmo? 

Esse é o retrato da nossa mídia!

Todos os dias atitudes como essa são registradas por este blogueiro, não deixo que essas detalhes passem despercebidos sobre minha retina. Você também não deveria.

Bom começo de semana.
@blogdojeco



24 comentários:

  1. Nada de se esperar da "Rede Bobo de Alienação".

    Parabéns pelo blog!

    ResponderEliminar
  2. Simples detalhes fazem toda a diferença.
    Boa observação, Jeferson.

    Abraço e sucesso!

    http://emsimplespalavras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Muito bom o post! e assim que a midia controla o que é importante e e o que não é....

    ResponderEliminar
  4. Cara, é exatamente nesses "pequenos" detalhes que a galera não se liga.
    Eles publicam o que acham interessante para eles e dão valor à coisas fúteis.
    Vou seguindo teu blog porque parece que estamos no mesmo caminho.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Não creio que seja uma questão de alienar, mas uma questão de que o debate passou noutra emissora. É natural que a Globo não vá fazer grande destaque de propaganda da grade de programassão de outra emissora. Mas, óbvio, não se pode negar que a Globo sempr emandou e desmandou no público alienado e fiel. Em 1989 houve um debate entre Collor e Lula, no qual a emissora editou o debate favorecendo a Collor, o resultado disso você já sabe. Roberto Marinho sempre foi um fiel aliado da direita, assim como a Veja (que mais parece ter patrocínio tucano). A Veja é outra fonte que diz a lenda ser de jornalismo confiável, mas da mesma maneira que em 1989 a Veja fez propaganda para Collor fez para Serra em 2002, Alckmin em 2006 e agora Serra mais uma vez em 2010. Parte da editora Abril é de um grupo sulafricano que defendia o Apartheid.

    Abraços,
    http://coolercheio.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Engraçado como cada um vê a coisa de uma forma diferente. Eu por exemplo vi uma outra deturpação. A matéria em destaque sobre o Brasileirão, exalta o vice-lider do campeonato, o TIMÃO.. O destaque está muito mais para o Corinthians, que perdera a partida, do que para o Botafogo, que com a vitória chegava próximo dele.... Sem nenhuma alusão ao líder do campeonato, o Fluminense! hehehehehehehe

    Quanto ao site da Globo não dar ênfase ao debate da emissora concorrente, não vi nada demais. É a lei da concorrência, e obviamente o site da Globo não daria ênfase para um programa (mesmo sendo um debate presidencial) que ocorria numa outra emissora. Não sei se o site da Rede TV, ou da Rede Record, daria destaque para o debate da Globo, por exemplo. Aí é questão de concorrência mesmo, e não vi parcialidade nesse caso.

    Abração

    http://estacaoprimeiradosamba.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. É, bem observado.

    Mas, se me permite, há um pouco de inocência aí... A Globo é uma EMPRESA (aliás, um conglomerado) e evidentemente sempre dará mais destaque aos seus PRODUTOS (no caso, o futebol).

    A informação (no caso, um debate promovido por outra emissora) foi noticiada quase que por obrigação.

    O jornalismo é quase uma profissão extinta. Jornalistas são reféns da pauta ditada pelas empresas para as quais trabalham e que têm interesses comerciais e políticos nem sempre muito claros.

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo blog...
    É assim hj em dia a mídia(não só a Rede Globo)controla oq é importante e o que não é,não é mesmo?...

    ResponderEliminar
  9. Se o debate fosse na Globo, o lugar de destaca seria no lugar do Brasileirão... Enfim, esta é a Globo... Porém um segredinho, coisa boa ver meu Fogão dando porrada no teu time... Hehehehehehe...

    Abração...

    Ótima semana a Ti...

    ResponderEliminar
  10. Outra vez vi algo bem parecido... Uma notícia gigantesca sobre a novela das 8... E uma nota pequena sobre um acidente de avião com várias vítimas...
    Inacreditável!
    ;P
    Bem observado!

    ResponderEliminar
  11. ñ culpo a Globo, e sim o povo. Entretenimento rende mais procura do q informação. essa é a pura vontade. Isso, por exemplo, é o motivo do JN ter apenas 45 minutos, enquanto uma novela tem duração de 1 hora.
    é triste, mas é a verdade.

    ResponderEliminar
  12. Bom.. eu dificilmente leio a noticias no portal da Globo, assistir a TV então.. faz um tempo..rs

    Mas garanto que de imparcialidade a globo não conhece o significado!!..

    Parabens pelo post!!

    ResponderEliminar
  13. É mesmo e cada coisa que a midia faz. Meu blog http://blogphe.blogspot.com/ se quiser visitar fique avontade! estou seguindo o seu.

    ResponderEliminar
  14. Realmente temos que ficar atentos a tudo que a mídia nos empurra goela abaixo.
    http://jacaredomestico.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Nada d+ parceiro, são concorrentes, ainda tem sorte da notícia ainda está ali...
    se o debate tivesse acontecido na globo não achas que eles não dariam mais destaque?
    Estas falando muita besteira, teu assunto acabou e não tem mais oq falar, aliás, esse teu blog é muito sem graça!
    Vai procurar uma mulher, que é o que falta p/ você, ninguém é leso, cada um teu seu próprio candidato, seja por qual motivo for, assim como o teu é o SERRA...

    Fala tanto... e pelo visto anda dando muita atenção p/ a mídia da GLOBO

    ResponderEliminar
  16. Neste caso acho que não há muito a ver. Posso estar errado, mas às vezes damos à mídia (Globo principalmente), uma força que muitas vezes inexiste. Até mais...

    ResponderEliminar
  17. Diante do comentário anônimo das 00:21, é necessário que eu o retruque.

    "Veja que, diante desta postura marrenta, é minha escolha pessoal aceitar comentários, inclusive anônimos, tentar responder a todos, ser simpático com os comentaristas, usar linguagem decente, admitir erros e culpas, etc. Mas faço isso porque acredito, pessoalmente, que deva proceder dessa forma com as pessoas, e não porque um blog me imponha isto. É minha escolha, empregada por sinal fora do blog, em minhas relações sociais.
    Espero ter-me feito entender."

    ResponderEliminar
  18. Muito boa a postagem, excelente observação.
    Afinal, quando uma empresa se propoe a trabalhar com comunicação e consequentemente formar opinião deveria por criterios éticos ser menos manipuladora e destacar com enfase tudo o que vise um Ethos mais agradável.

    Não pude deixar de observar a postagem do "anonimo". Lamentável.

    http://andressamargotto.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. A Rede Globo é esperta, sua publicidade é muito bem elaborada, não digo que seja para um bom lado, mas não são bobos!

    ResponderEliminar
  20. Boa observação,
    Bom Blog Rapaz...
    Muito inteligente.
    bjão

    ResponderEliminar

- DEIXE O LINK DO SEU BLOG, POIS POSSO VISITÁ-LO E, CONSEQUENTEMENTE, SEGUI-LO.
- Comentários anônimos não serão aceitos.
Abraços.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.