conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Hipocrisia

Ultimamente o que se tem mais visto nos jornais é a exacerbada violência que vem consumindo este país. TRÊS casos em especial me chamam a atenção: o caso do goleiro Bruno, o caso da Advogada Mércia Nakashima e a morte do filho da atriz Cissa Guimarães.


Os dois primeiros casos têm algo em comum: violência contra a mulher.  O caso Bruno envolve um atleta famoso, que é o principal suspeito pelo desaparecimento e "morte" de Eliza Samudio, ex-atriz pornográfica. O acontecimento ganhou uma repercussão tão grande, pois envolve um jogador do maior time do Brasil, que tinha um futuro brilhante pela frente e acabou se envolvendo numa situação que não lhe permitirá apagar o passado.


O caso Mércia é mais um crime passional, onde o principal mandante do crime era o ex-namorado da vítima. A polícia suspeita que o que motivou Mizael Bispo de Souza foi fim do relacionamento, que ele não aceitava.


Tendo já feito uma pequena explanação dos dois primeiros casos, quero me ater ao terceiro.

Faço a seguinte pergunta: quantas pessoas morrem atropeladas no Brasil por dia? Eu não tenho números em mãos mas sei que é alarmante, e pode ser considerado problema de saúde pública.


A maioria desses acidentes são ocasionados por imprudências de motoristas, uns dirigem alcoolizados e outros figem que estão em Interlagos, onde podem se dar ao luxo de pisar o máximo no acelerador, e outros por culpas de pedestres desatentos ou incivilizados.


A morte do filho da atriz Cissa Guimarães é algo que só comprova, cada vez, algo que eu já sabia: os grupos de comunicação são parciais. Sei muito bem como é doloroso perder alguém, ainda mais daquela maneira, mas as emissoras e a polícia tratam o caso como se fosse algo isolado, dando-lhe toda atenção necessária.


Quantas pessoas não morrem desse jeito e a mídia dá com os ombros, deixa passar e finge que não enxerga?

Isso de alguma forma me revolta!


Haveria tamanha celeridade se a vítima fosse um pobre, um "zé ninguém", um filho da perfireria? Aposto que não.  Dúvido muito que os encarregados pela investigação fechasse o túnel acústico para fazerem a reconstituição dos fatos.


Se em vida somos constituídos de Direitos (algo apregoado na constituição), por qual motivo isso não permanece, para a maioria das pessoas, em morte?


Tão Brasil!

15 comentários:

  1. Realmente os últimos acontecimentos envolvendo violência nos deixam atônitos, pois desde um tempo pra cá, crimes bárbaros vem ocupando o folhetim noticiário.
    Queremos justiça sim para os casos elucidados acima, mas não podemos nos dar por aceito a esta cena hipócrita, pois tantos crimes cruéis acontecem rotineiramente e a mídia dá pouca atenção ou mesmo nenhuma.
    Outrora lia notícias num destes circulares locais, quando li de um crime horrível, na qual um grupo matou uma protistuta e a puseram na dentro de uma mala.
    Pouco tempo depois o ocorrido foi esquecido..

    Chega de uma mídia parcial e tendenciosa...

    abracoosss..!!

    ResponderEliminar
  2. Caara, isso é Brasil!!Esses casos de policia que mais se falaram nos ultimos dias é um bom exemplo de impunidade no país, onde os processos de desenrolam por muito tempo sem uma solução. Ainda vão demorar algum tempo para se ter um veredito, enquanto isso a criminalidade só aumenta!! Belo texto.
    http://naosentindo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. eh foda alguem tem q toma uma atitude seria
    seguindo
    ^^


    http://vagalnerdkawai.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Isso é a MÍDIA. Já ouviu falar em Indústria Cultural? A mídia quem decide o que estará nos mercados, nas conversas, na boca do povo. Ela vende coisas que não precisam ser vendidas. Os três casos citados por você são produtos brutos que sabiamente trabalhados podem render muito. Infelizmente é o que acontece. Não se deve confiar inteiramente em tudo que vemos na TV, nos Jornais Impressos, na Internet. Os jornalistas manipulam as informações. Se lembra do caso Isabela? Eles sugaram até a ultima gota. Isso é triste. Outra coisa revoltante é que eles não pensam nas famílias em luto. Deve ser doloroso demais ter que remoer todos os dias aquele fato, momento tão triste.

    ResponderEliminar
  5. ta tensa mesmo acoisa!!...*
    agente tem medo de sair de casa e naum voltar mais...*

    fico muuuuito triste mesmo pelo Brasil...*

    ResponderEliminar
  6. Aqui em Recife, existem 2 jornais exclusivamente policiais. E basta passar alguns minutos assistindo que se vê crimes tão mais ediondos e bárbaros. E simplesmente fala-se rapidamente ou apenas são citados.

    E no entando quando envolve alguém famoso a mídia cobre o caso do início ao fim. E porque essa diferença de atenção?

    As tantas outras vítimas não merecem atenção do mesmo jeito?

    Gostei da crítica,
    Abraço.

    ResponderEliminar
  7. Feliz em ver que de certa forma você está alertando a população de alguma maneira. Parabéns pelo blog e sucesso aí.

    se puder visite o meu

    www.depressaocolorida.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Nada a ver esse negocio q a midia que passa em branco casos piores.. essa fama influencia demais... :/

    ResponderEliminar
  9. Situação tensa. Mas fazer o que, no Brasil é assim. :/

    byebye'
    http://ultimamentira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Ixeee... Estamos no Brasil, essa é a realidade cara. É lamentável o rumo que as coisas estão indo... :S Parabéns pelo blog cara! Sucesso!

    ResponderEliminar
  11. eu falei sobre isso numa mesa de bar...
    se fosse filho de pobre e negro ninguém dava essa moral toda.

    O crack mata há anos a galera mais humilde, mas depois que a galera playboyzada descobriu a droga em 2008/2009 os meios de comunicação só falam disso. Agora tá morrendo filho de gente importante né? Quando era a ralé era controle populacional?

    Hipocrisia é a palavra

    ResponderEliminar
  12. Muito legal seu blog, vou passar mais vezes agora.....

    dá uma passada no meu
    http://otaviomsilva.blogspot.com/
    e/ou nesse q participo
    http://mundo-leitor.blogspot.com/

    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  13. Você está de parabéns. Como tenho dito, o seu blog é um dos melhores que já li.

    Dê uma passadinha no meu blog. Não é aperfeioçoado igual o seu, mas compensa dar uma espiadinha. ;)

    Nova postagem.
    http://sonhosdedaya.blogspot.com/

    BjooOs.

    ResponderEliminar
  14. Mais uma vez meu caro amigo Jefferson, voce se superou.... Fantastico o post... abordando o assunto incisivamente...de forma muito lúcida...

    Com relação ao conteúdo puramente, apenas posso dizer que concordo contigo... no entanto, muitas explicações plausíveis já foram dadas aqui para explicar tal situação... eu apenas gostaria de saber se uma solução um dia surgirá para sanar este problema...

    Abs...

    ResponderEliminar

- DEIXE O LINK DO SEU BLOG, POIS POSSO VISITÁ-LO E, CONSEQUENTEMENTE, SEGUI-LO.
- Comentários anônimos não serão aceitos.
Abraços.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.