conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Boris Casoy ofende garis e celebra preconceito - temos o direito de falar tudo que pensamos?




O ano de 2010 começou "bombando". Primeiro, foi  os inúmeros deslizamentos de terras em Angra dos Reis, no Rio de Jeneiro, que vitimou mais de 50 pessoas até o momento e deixou várias famílias desabrigadas. Segundo, foi a "gafe" que Boris Casoy cometeu no Jornal da Band.

No fim de uma reportagem, dois garis desejaram um feliz Ano-Novo aos telespectadores. Em seguida, sem saber que o áudio estava no ar, Casoy fez o seguinte comentário: "Que merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto das suas vassouras... Dois lixeiros, o mais baixo da escala de trabalho".

Na noite seguinte, o jornalista preconceituoso pede desculpas meio a contragosto: "Ontem, durante o programa, eu disse uma frase infeliz que ofendeu os garis. Eu peço profundas desculpas aos garis e a todos os telespectadores". Numa entrevista à Folha (sim, eu li), porém, Boris Casoy mostra que não se arrependeu da frase e do seu pensamento elitista, mas sim do vazamento. "Foi um erro. Vazou, era intervalo e supostamente os microfones estavam desligados".

Mas esse pedido formal de desculpas não deu em nada, só estimulou ainda mais o preconceito entre classes. E o que vem a ser Preconceito entre Classe? Veja o que dizem os especialistas em Sociologia:

"Preconceito de classe pode ser definido como um conjunto de comportamentos discriminatórios orientados de forma absoluta contra pessoas de outra classe social. Caracteriza-se pelo desprezo das classes sociais superiores contra as inferiores, bem como por atitudes hostis e vingativas das inferiores com relação às que se encontram acima delas".

Entenderam? Acirrou ou não acirrou um tipo de preconceito latente na nossa sociedade?


Este fato lastimável, revela como a imprensa brasileira é "uma vergonha", para citar o bordão de Boris Casoy, com seu biquinho e seus cacoetes. O episódio também serve para desmascarar de vez este repugnante apresentador, que gosta de posar de jornalista crítico e independente.

Eu até pensei em boicotar a emissora, mas vi que a mesma não teve nenhuma relação como o ocorrido. Também seria um burrice da minha parte. A pergunta que fica: a tal Liberdade de Expressão nos dá este "direito divino", quase que absoluto de falar tudo que pensamos?


37 comentários:

  1. Estamos no Brasil e já percebeu como muitas coisas aqui são imunes?

    Fiquei sabendo agora dessa notícia, achei rídiculo, esse cara só fala asneira. Não tem censo nenhum de poder falar de alguém.

    infelizmente é deprimente, pra ser gari, hoje em dia, requer muito esforço, muito mais até do que ser reporter, principalmente um reporter igual ele.

    curti suas palavras, soube explicar bem, é isso ai

    abraços


    http://endlessblackhole.blogspot.com/

    caso queira ler

    ResponderEliminar
  2. Tema bastante complexo... ja debati a liberdade de expressão em meu blog www.sinaldoluna.blogspot.com depois, dá uma passada lá!

    é triste ver que um formador de opinião como Boris ainda tem uma opiniao dessa, independentemente de haver tido falha e tal fala ter ido ao ar. creio q ele naum deveria ter uma opiniao dessa, mas tbm, não sejamos exacerbadamente hipocritas. a sociedade enxerga assim. boris foi apenas um reflexo do que muitos telespectadores pensavam naquela hora e talvez o acompanharam...

    Sucesso!

    www.sinaldoluna.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. lol

    ri demais, odeio esse kra, passando da hora de se aposentar!


    visitem e deixem seus comentarios!

    http://gumore.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Acho que podemos falar o que pensamos, sim, desde que seja com o microfone desligado, rss!

    ResponderEliminar
  5. Esta cena foi uma das cenas mais ridículas que já vi. Até achava esse cara um jornalista sério, depois disso, não mais!

    ResponderEliminar
  6. realmente, nunca gostei desse cara, e esse erro só me provou certo.

    aliás, que pedido de desculpa foi aquele? o cara parecia que tava lendo uma folha com pressa pra chegar logo na hidromassagem... ¬¬

    ResponderEliminar
  7. Preconceito todo mundo tem com algo emc erto momento da vida, o que ferrou a vida dele, foi ele fazer isso em rede nacional...

    ResponderEliminar
  8. Liberdade de expressão é ótimo sim, porém ficou comprovado que tipo de pessoa ele é com um pensamento desses.
    Não sou gari no entanto não penso como o sr boris casoy. Acho que todo trabalho honesto e digno e deve ser respeitado. Infelizmente nem todas as pessoas tem as mesmas oportunidades na vida por mais que se esforcem em busca-las.

    abçs

    Rodz

    http://rodzonline.blogspot.com/
    http://rodzonline.blogspot.com/

    -----------------------------------

    Participe da Comunidade do Orkut Blogs sobre Rock e Cinema:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=97308660

    ResponderEliminar
  9. Uns dias atrás eu li uma frase, cujo o autor é desconhecido. Ela era mais ou menos assim: "Eu vivo sem assistir o Boris Casoy, mas sem os lixeiros não!"


    Leiam meu blog: http://botecomasculino.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  10. Eu fiquei espantada quando vi isso. Como jornalista fiquei decepcionada ao ver como um colega pode se comportar dessa forma, ainda mais com toda a experiência que ele tem e milhões de diferenças que ele ja deve ter visto e convivido.

    ResponderEliminar
  11. Uma coisa é liberdade de expressão. Outra coisa é preconceito. Tenho que admitir que AMO a minha liberdade de expressão. Sem ela, meu maior hobbie, escrever, seria abolido do meu dia-a-dia. Mas também ODEIO o preconceito. Afinal, ele é fruto da ignorância. Julgar uma pessoa pela classe, cor da pele, opção sexual, hobbies, forma de se vestir. Tudo isso é simplesmente... RIDÍCULO. E ainda mais fazer o que ele fez. Dizer isso em rede nacional... Foi podre. ù_ú

    ResponderEliminar
  12. Vi o vídeo e achei um absurdo, acho que a Band deveria dar algum tipo de punição a esses caras que se dizem o tal e tem uma pose em frente as câmeras e por trás tem outra.
    Infelizmente esse é o nosso Brasil.

    Abraços!


    ____________________________
    http://bremfoco.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Acho ele um tremendo sem noção, ridículo e preconceituoso! u.u

    Ifelizmente hoje em dia o preconceito ainda é muito comum, não só entre as clases mas entre raças e sexualidade, mas espero, continuo esperando, que isso um dia diminua MUITO.

    ;*

    ResponderEliminar
  14. Não temos o direito de falar tudo o que queremos, mas temos o direito de pensarmos o que quisermos...
    Se você fala o que pensa já é outra história...

    ResponderEliminar
  15. Acho certo todos possuirem direito de expressão,é necessário que exponhamos nossos pensamentos,porém,expressar até um certo limite,de maneira que não ofendamos os outros.

    Ser gari não é trabalho sujo e trabalho indecente. Trabalho horrível é roubar. Um gari trabalha e se esforça para por comida na mesa,portanto,é um trabalho honrado. Trabalho sujo? é o dele,que fica criticando os outros porque tem inveja que mesmo passando dificuldades e não ganahndo o monte de dinheiro que ele,os garis conseguem ser felizes e ainda desejar a felicidade para os outros.

    Ele foi infeliz,é um cretino,desgraçado e filho da mãe! ele que vá enfiar essa boca dele...velho retardado. Garis são mil vezes melhor que ele e outra,pra ser gari não é fácil,não é qualquer um que ocupa esse cargo.

    VELHO SAFADO! BORIS VIADO ¬¬'

    ResponderEliminar
  16. Discordo totalmente da opinião do Boris Casoy, entretanto é a opinião dele e o preconceito dele, quem de nós nao tem nenhum? Existe diferença entre ter preoconceito e incitar as pessoas a te-lo também.

    ResponderEliminar
  17. É lamentavel ver que em pleno sec 21 ainda persistem pessoas com certos preconceitos

    ResponderEliminar
  18. Não temos o direito de falar tudo o que queremos, mas temos o direito de pensarmos o que quisermos.. ² O mundo é assim e agora só resta ter esperanças

    ResponderEliminar
  19. Eu gosto qdo esses jornalistas ficam no ar por acidente, pois isso acaba mostrando a verdadeira pessoa por trás dos apresentadores, como no caso do Boris Casoy e do chato do Datena! Ainda bem que não assisto nenhum dos dois, o poder está nas nossas mãos de decidir se a gente assiste algo que vai agregar na nossa cultura ou se vamos consumir o lixo da televisão brasileira!

    ResponderEliminar
  20. eu o via sempre na band e sinceramente, sempre pensei que fosse um defensor de classes...e blá blá blá....depois dessa o seu biquinho roxo só vai servir de piada mesmo porque agora ele virou um sem moral!

    http://escuteaquiblog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  21. Não temos o direito de falar tudo o que queremos, mas temos o direito de pensarmos o que quisermos... onde esse mundo vai parar

    ResponderEliminar
  22. Mostra que alguns na frente das câmeras são uma coisa e por trás outra completamente diferente.

    ResponderEliminar
  23. Excelente texto e merecido, devemos
    mesmo desmascarar esses rostos
    que se escondem por detras
    dos aparatos da midia...

    Eh uma lastima ver o
    preconceito partindo de um
    representando da verdade, da
    noticia e do povo de certa forma...

    lastima..

    ResponderEliminar
  24. Ele é um filho da %545434% vai morre pobre pra larga de ser burro.

    ResponderEliminar
  25. Desde que exista respeito, falar o que pensa é a maior terapia do ser humano.
    O que ele fez, mostra que você pode ser muito culto e não ter nenhuma educação. Espero sinceramente que ele repense seus conceitos.

    ResponderEliminar
  26. http://estupidezsentimental.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  27. é apenas mais uma máscara caindo ¬'
    Concordo com o @ChrisOfcial quando deu uma idéia para a Band fazer um especial de "Boris Casoy gari por um dia" .
    mais sucesso ainda com o blog *-*

    http://nomeecriativo.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. Liberdade de Expressão? Pra mim toda liberdade deve acompanhar certo grau de limite. Podemos sim falar, desde que não ofenda a ninguém.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  29. A postura do jornalista/ancora Boris Casoy, TV Bandeirantes, é retrato perfeito de quanto ele é um despreparado e preconceituoso. Ao ofender os garis ele ofendeu a todos os profissionais que fazem a limpeza das ruas de nossas cidades. A bandeirantes deveria tomar uma atitude seria para com esse falso democrata, capacho de boa parte da burguesia, políticos e empresários.
    Mas não é apenas o Casoy que deveria ser punido, mas também os que com ele riam de suas palavras idiotas - e fizeram coro e fazem coro. Fica a pergunta: dá para levar a serio a opinião de um ser humano – se é que ele é ser humano – pois só os idiotas e pobres de espírito se comportam como ele. Mas não é só o Boris Casoy que usa do poder da mídia para atacar e ofender alguns profissionais, o Datena da Rede Record é um especialista em denegrir a imagem das guardas municipais e o faz só por que a guardas de São Paulo prendeu seu filho com drogas. E também a Globo que recentemente deu vez e voz a um coronel da PM aposentado que esculachou as guardas civis municipais. Que imprensa é essa que tem a sua frente, em seu quadro , gente preconceituosa, discriminatória, despreparada e violentadora de homens e mulheres que não tem o direito de se defender dos ataques que sofrem, haja vista que nunca lhes é dada o direito de resposta. Isso é democracia? É respeito ao cidadão? Que imprensa é essa que diz o que quer, e não se toma providências contra esses algozes? A TV bandeirantes, hoje a BAND, ainda – no meu entender foi omissa ao atentar desviar a agressão e a violência de Boris contra os profissionais da limpeza –os garis – que merecem ser respeitado e ter seu valor reconhecido como profissionais, pois ele são profissionais, são trabalhadores. Eles também geram a riqueza do país e contribuem para o crescimento da nação quando compram qualquer coisa por mais simples seja. Ao comprar pagam impostos. Todos nós temos o nosso valor.É preciso respeito e muito.
    Retomemos por que a BAND foi omissa. Ela (BAND) ao colocar no ar o Boris Casoy pedindo falsas desculpas dizendo que “devido a uma falha técnica da redação foi ao ar uma frase infeliz dita por mim (Boris)”. Primeiro o erro maior não foi dos profissionais que deixaram o ponto do Boris Casoy aberto, o erro foi dele, e ele deve assumi-lo sem jogar a responsabilidade nas costas de quem não tem nada ver com sua insanidade e estupidez. Segundo, quer dizer se, não tivesse vazado as palavras loucas, infelizes e o insano comentário de Boris Casoy tudo estaria dentro dos padrões jornalístico da BAND? A BAND compactua com essa postura? Pedir desculpas é pouco, Boris Casoy deveria pagar uma pena (como já foi postado por alguns internautas) vestindo a roupa de gari e limpando as ruas de São Paulo tudo sendo filmado pela BAND. Aí sim, a BAND mostraria que não concorda com a atitude do seu ancora – que particularmente nunca me transmitiu segurança e seriedade em suas opiniões – e mostraria a todos que respeito é fundamental para qualquer profissional e profissão. As palavras de Boris Casoy mostraram a sua verdadeira face. Mas o pior de tudo é que nada lhe acontecerá. A justiça brasileira e seus amigos de profissão não deixaram que ele seja punido pelo que disse. Se alguém tivesse dito algo parecido com ele (Boris) choveria uma tempestade de providencias contra que dissesse tais palavras. E com a velha frase: imprensa brasileira foi ofendida na pessoa do Grande jornalista e ancora Boris Casoy”. Mas foi Boris quem ofendeu, não foi os Josés do país. A punição é para estes e não para aquele(.) (?) Cabe a você leitor se a última frase é uma afirmação ou uma interrogação.
    Silvan Matias

    ResponderEliminar
  30. pra ser gari, tem que estudar e fazer concursopúblico.

    Pra repórte nem diploma precisa!!

    Por isso a cagada!

    ResponderEliminar
  31. Jeco,

    No Código Penal isso se chama injúria:

    Art. 140 - Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro:
    Pena - detenção, de um a seis meses, ou multa.

    Nesse tipo de crime não cabe retratação.

    Mas embora toda a sociedade se sinta injuriada, as vítimas diretas precisam vir à delegacia e formalizar que se sentiu injuriado.

    E ainda cabe sanções administrativas, via órgão de controle dos jornalistas e cíveis, indenização por danos à imagem.

    ;)

    ResponderEliminar
  32. Olá!
    Boris Casoy tem um semblante de muita arrogância e desprezo.
    Esse comentário dele foi totalmente absurdo e deveria ser processado.
    Aqui no Rio de Janeiro, a Comlurb (órgão responsável pela limpeza urbana) foi eleita um dos serviços mais eficientes.
    Um grande desrespeito aos milhares de cidadãos de bem que ajudam a limpar nossas cidades e que possuem um caráter muitas vezes melhor do que de inúmeros políticos.
    Gostaria de saber se posso adicionar seu blog aos links do meu.

    Abraços

    ResponderEliminar
  33. Duchamp, fique à vontade para adicionar meu blog ao seus favoritos e afins...

    ResponderEliminar
  34. afinal, isso pra ele deve ser liberdade de imprensa né!? O.o

    ResponderEliminar
  35. Pesosal segue ai o em Mail de Boris Casoy e da equipe responsável pelo jornal da BAND

    Boris Casoy (bcasoy@band.com.br), Fernando Mitre (fmitre@band.com.br), Joelmir Betingt (jbeting@band.com.br) e o email da redação (jornaldaband@band.com.br).


    Ajudem a Divulgar...pra as pesoas expressarem a revolta..

    ResponderEliminar
  36. Pesosal segue ai o em Mail de Boris Casoy e da equipe responsável pelo jornal da BAND

    Boris Casoy (bcasoy@band.com.br), Fernando Mitre (fmitre@band.com.br), Joelmir Betingt (jbeting@band.com.br) e o email da redação (jornaldaband@band.com.br).

    Ajudem a divulgar o e mial do Facista e da equipe dele:

    ResponderEliminar

- DEIXE O LINK DO SEU BLOG, POIS POSSO VISITÁ-LO E, CONSEQUENTEMENTE, SEGUI-LO.
- Comentários anônimos não serão aceitos.
Abraços.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.