conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Um dos nossos problemas


Vocês já pararam pra pensar e refletir quão desigual é o nosso país? Não? Acho bom que tenhamos essa noção. Dando uma pesquisada no Google e em alguns estudos que possuo, achei uma pesquisa do ISSP (International Social Survey Programme)sobre as percepções de desigualdade e opiniões sobre justiça distributiva, aplicada no Brasil e em mais de 20 países, os brasileiros se destacaram pela severidade com que avaliam a desigualdade de renda em seu próprio país. Cerca de 84% dos entrevistados no Brasil concordaram totalmente com a afirmativa de que "em seu país, as diferenças de renda são muito grandes". Em nenhum outro país participante da pesquisa esta concordância foi tão alta.

E de quem é a culpa para essa exorbitante desigualdade social? Será da sociedade civil ou dos representantes que elegemos? Deixa que eu respondo: é das duas partes. Claro, esse problema é proveniente da chegada dos primeiros colonizadores, o modo como o processo de ocupação se estabeleceu, como as atividades ecônomicas se comportaram e, consequentemente,definiu o lugar de cada pessoa na sociedade. De alguns anos pra cá, passei a me interessar por estes assuntos, dos quais muitas pessoas não dão à mínima e esse ato de se isentar da política, da vida social, da total despreocupação com o próximo só me confirma, cada vez mais,que estamos dando um passo para trás, retrocedendo.

Já ouviram falar da Hipótese da Distribuição de Renda Desconhecida? Pois então, a mesma fala sobre como os brasileiros se situam na escala social e de como percebem a distribuição de renda no país em que vivem (eu queria falar um pouco disso, mas sei que muitos não lerão e e nem se importarão, por isso não me estenderei muito). A discussão das possíveis causas e consequências da Hipótese da Distribuição de Renda Desconhecida nos remete invariavelmente à necessidade da conscientização dos brasileiros não apenas acerca do estado das coisas a que chegamos e que permanecemos, como também, da posição que nos cabe como cidadãos. Acredita-se, enfim, que quanto mais nos reconhecemos enquanto um país partido por diferenças de oportunidades e renda, mas viável o consenso em prol de mais igualdade, mais evidente a urgência deste consenso, menos difícil aproximar as partes de uma mesma sociedade.

IMPORTANTE: no Brasil 92% do PIB concentra-se nas mãos de 2% de indivíduos e grupos, enquanto 8% se distribuem para os restantes 98 da população brasileira.

No entanto, apesar desta alta desigualdade de renda ser uma evidência nacional, constantemente exposta pelos meios de comunicação e corroborada pelo discurso popular, eu faço as seguintes perguntas: será que nós, enquanto brasileiros comuns e leigos, para além do discurso popular, conhecemos de fato a realidade desigual em que vivemos? Conhecemos os mais básicos parâmetros da distribuição de renda no Brasil? Sabemos quantos são, quanto ganham e como vivem os mais pobres ou os mais ricos neste país? Quanto a isso, muita gente não sabe e tem uma visão meio distorcida.

Vou encerrando por aqui sem falar dos escândalos que estão acontecendo em Brasília e que em nenhum momento mencionei a "mão amiga" do lula, que fez o José Sarney permanecer por mais um tempinho na presidência do senado. Pois é, o Lula Molusco está defendendo os interesses dele; se o Sarney cair, assume a casa um senador da oposição (PSDB ou DEM), dará inicio a CPI da Petrobras e podres serão revelados.

Ahhh! Outra coisa, notaram que ao longo do post não consigo escrever um parágrafo sem que não tenha uma pergunta, mesmo que simplória? Não sei se isso é bom ou ruim, depois me digam o que vocês acham.

Abraços...

16 comentários:

  1. É muita riqueza na mão de poucas pessoas...é lamentável isso.Pouco rico e muito pobre,deveria ser mais justo isso...mas eu ainda tenho fé de que isso mudará.

    ee mudando de assunto,hoje eu fiz um poema sobre essa situação do brasil...dá uma olhada lá depois...


    http://youngmodernstation.blogspot.com/2009/07/lugar-melhor-ou-mero-sonho-individual.html


    Curti o blog...abraço cara ^^

    ResponderEliminar
  2. é verdade :x

    o brazil, sempre foi assim, Brasilia principalmente, foi totalmente criada para a elite, mas os pobres invadiram

    vivemos num pais elitizado, para poucos!

    ResponderEliminar
  3. olha, de fato a culpa é tanto da sociedade quanto dos políticos. se os "donos do país" não tomam as medidas necessárias para mudar essa situação e criar mais empregos e assim, gerar renda para compra de moradia a situação tão cedo não muda, sem falar na falta de estudo que a muitos prejudica no futuro..
    e a sociedade tem mesmo é que parar de ser preconceituosa e hipócrita, parar de olhar para o próprio umbigo e parar de reclamar somente, situação ruim nenhuma muda reclamando com a bunda sentada na cadeira!

    ;*

    ResponderEliminar
  4. acho que a culpa é de ambas as partes. A minoria que concentra a riqueza e a minoria que reclama mas não faz nada para mudar.

    Desse jeito, a coisa não muda nunca!

    beeijo!

    Luciana

    http://tdagora.wordpress.com

    ResponderEliminar
  5. E uns com tão muito e outros com tão pouco!!

    ResponderEliminar
  6. Política é um assunto que deve ser abordado com muito cuidado. A desigualdade social não é nenhuma novidade e ações devem ser agilizadas com a maior firmeza e severidade possível.

    Parabéns pelo post.



    http://pegavida.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. è tudo verdade perguntas temos muitas só nos falta as respostas

    ResponderEliminar
  8. Já pensei mais de 1000 vezes em como o Brasil é desigual! Decepcionante! Mas é a verdade =/

    Beijão, se cuida!
    Parabéns pelo blog!

    :)

    ResponderEliminar
  9. Acho que a galera já disse tudo o que eu penso sobre o contúdo do post.

    Quanto a usar perguntas nas frazes, eu acredito que é um recurso que deixa a leitura mais clara e interativa!

    ;)

    Dê uma passadinha lá no meu blog. Estamos com uma promoção: COMENTÁRIOS DE GRAÇA! He-he.

    http://www.iusabutendi.blogspot.com/

    Abraços.

    ResponderEliminar
  10. Realmente é muito triste a situação em que se encontra o nosso país hoje. Tem pessoas que vivem em condições deprimentes e outras que tem rios de dinheiro. Tenho vergonha de morar aqui, parabéns pela postagem e belo blog. Passa nos meus:

    http://domingoslivres.blogspot.com/
    http://palavras-importantes.blogspot.com/

    bjs

    ResponderEliminar
  11. pow... muito bom o texto..
    serve pras pessoas se ligarem..

    flw ae!
    abraço.

    passa dá uma olhada lá no meu se tiver com tempo ^^

    ResponderEliminar
  12. O problema de distribuição de renda no Brasil é grande. Não há interesse político em mudar isso porque se houver solução muitos dos que estão no poder perderão votos. A culpa é de todos, mas, a maior culpa é dos governantes que veem na pobreza a sua riqueza.

    ResponderEliminar
  13. o Brasil e um pais rico..mas a riqueza esta mal distribuida...quqando um e rico o vizinho não tem nada...

    ResponderEliminar
  14. primeira vez aki
    ótimo blog

    éee tantas riquezas com contraste de tanta pobreza, é trite.
    beeijos

    ResponderEliminar
  15. Pois é.
    Acho que o Brasil precisa de muita, muita ajuda pra melhorar.
    E essa ajuda esperaremos sentados...

    http://hipoweb.blogspot.com

    ResponderEliminar

- DEIXE O LINK DO SEU BLOG, POIS POSSO VISITÁ-LO E, CONSEQUENTEMENTE, SEGUI-LO.
- Comentários anônimos não serão aceitos.
Abraços.

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.