conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Um dos nossos problemas


Vocês já pararam pra pensar e refletir quão desigual é o nosso país? Não? Acho bom que tenhamos essa noção. Dando uma pesquisada no Google e em alguns estudos que possuo, achei uma pesquisa do ISSP (International Social Survey Programme)sobre as percepções de desigualdade e opiniões sobre justiça distributiva, aplicada no Brasil e em mais de 20 países, os brasileiros se destacaram pela severidade com que avaliam a desigualdade de renda em seu próprio país. Cerca de 84% dos entrevistados no Brasil concordaram totalmente com a afirmativa de que "em seu país, as diferenças de renda são muito grandes". Em nenhum outro país participante da pesquisa esta concordância foi tão alta.

E de quem é a culpa para essa exorbitante desigualdade social? Será da sociedade civil ou dos representantes que elegemos? Deixa que eu respondo: é das duas partes. Claro, esse problema é proveniente da chegada dos primeiros colonizadores, o modo como o processo de ocupação se estabeleceu, como as atividades ecônomicas se comportaram e, consequentemente,definiu o lugar de cada pessoa na sociedade. De alguns anos pra cá, passei a me interessar por estes assuntos, dos quais muitas pessoas não dão à mínima e esse ato de se isentar da política, da vida social, da total despreocupação com o próximo só me confirma, cada vez mais,que estamos dando um passo para trás, retrocedendo.

Já ouviram falar da Hipótese da Distribuição de Renda Desconhecida? Pois então, a mesma fala sobre como os brasileiros se situam na escala social e de como percebem a distribuição de renda no país em que vivem (eu queria falar um pouco disso, mas sei que muitos não lerão e e nem se importarão, por isso não me estenderei muito). A discussão das possíveis causas e consequências da Hipótese da Distribuição de Renda Desconhecida nos remete invariavelmente à necessidade da conscientização dos brasileiros não apenas acerca do estado das coisas a que chegamos e que permanecemos, como também, da posição que nos cabe como cidadãos. Acredita-se, enfim, que quanto mais nos reconhecemos enquanto um país partido por diferenças de oportunidades e renda, mas viável o consenso em prol de mais igualdade, mais evidente a urgência deste consenso, menos difícil aproximar as partes de uma mesma sociedade.

IMPORTANTE: no Brasil 92% do PIB concentra-se nas mãos de 2% de indivíduos e grupos, enquanto 8% se distribuem para os restantes 98 da população brasileira.

No entanto, apesar desta alta desigualdade de renda ser uma evidência nacional, constantemente exposta pelos meios de comunicação e corroborada pelo discurso popular, eu faço as seguintes perguntas: será que nós, enquanto brasileiros comuns e leigos, para além do discurso popular, conhecemos de fato a realidade desigual em que vivemos? Conhecemos os mais básicos parâmetros da distribuição de renda no Brasil? Sabemos quantos são, quanto ganham e como vivem os mais pobres ou os mais ricos neste país? Quanto a isso, muita gente não sabe e tem uma visão meio distorcida.

Vou encerrando por aqui sem falar dos escândalos que estão acontecendo em Brasília e que em nenhum momento mencionei a "mão amiga" do lula, que fez o José Sarney permanecer por mais um tempinho na presidência do senado. Pois é, o Lula Molusco está defendendo os interesses dele; se o Sarney cair, assume a casa um senador da oposição (PSDB ou DEM), dará inicio a CPI da Petrobras e podres serão revelados.

Ahhh! Outra coisa, notaram que ao longo do post não consigo escrever um parágrafo sem que não tenha uma pergunta, mesmo que simplória? Não sei se isso é bom ou ruim, depois me digam o que vocês acham.

Abraços...