conceptnova

Helping you to bring your concepts and ideas to life.

sábado, 16 de outubro de 2010

Números da leitura no Brasil e uma PROVÁVEL SOLUÇÃO

Alguns dados:
Como muitos de vocês sabem, o Brasil não é um país de leitores. Em uma pesquisa realizada pelo Instituto Pró-Livro, em maio de 2008 (não sei se já há uma nova pesquisa), chegou-se a um resultado nada agradável: cerca de 77 milhões de pessoas afirmam não gostar de ler, ou seja, 45% da população brasileira.

Em um estudo da UNESCO referente ao hábito da leitura em 52 países, o Brasil ocupa 47° posição. Mesmo que a média de livros que os brasileiros leem tenha crescida de 1,8 para 4 livros por ano, o ranking é um sinal para que haja mais atenção e empenho em relação à educação. Em nações desenvolvidas, uma só pessoa lê em média 10 livros.

Acredito que as principais razões para os não habituados à leitura são: lêem muito devagar; não tem paciência pra ler;  não compreendem o que lêem; não conseguem se concentrar pra ler, logo isso os afastam desta prática. Cheguei a estas razões a partir de algumas experiências que tive e por se reflexo do convívio social onde passo boa parte do meu tempo.

Se eu perguntar para algumas pessoas o que elas preferem fazer em seu tempo livre, certamente elas dirão que optam por assistir televisão. Dirão-me também que preferem escutar uma música, uma rádio ou dormir. 



Não estou atacando suas preferências. Não estou querendo "pagar uma de intelectual" ou de "teórico social", como fui intitulado numa desas comunidades do orkut da vida, até porque nada sei e nada sou, apenas acredito que, pegando um livro para ler, elas estariam aproveitando o tempo que ficam em ociosidade. A PROVÁVEL SOLUÇÃO -> Se queremos uma sociedade pensante, crítica e longe das amarras do conhecimento impositivo, a melhor maneira está aí. Mas antes de pegar um livro pra ler, tenha em mente uma coisa: a leitura do mundo precede a leitura da palavra - Paulo Freire.

Como assim, Jeferson? Explico. Leitura de mundo é tudo aquilo que possui significado para nós. São os olhares, os cheiros, os toques, os gostos, os saberes que temos e acumulamos na nossa vivência diária e a leitura da palavra só terá significado e significância se ela estiver intrisicamente apreendida com a leitura de mundo do educando e socializada com o coletivo, para que vivenciada as diferenças, aconteçam as internalizações e acomodação da aprendizagem, propriamente dita.
 
Pensei em rechear este post com dados, números e afins, mas tive quase certeza que muitos leitores não chegariam a este PONTO, por isso já me vú..

Abraços..


terça-feira, 12 de outubro de 2010

Vivendo e Aprendendo

No sábado, saí com alguns amigos e pude acompanhar, sem paixão nenhuma, uma pequena parte da Transladação do Círio, uma grande festividade católica que acontece no segundo domingo de outubro, aqui em Belém. Estima-se que 2,2 milhões de pessoas acompanharam a procissão principal.

Sou protestante, sinto-me bem com a doutrina, tenho minhas convicções e  discordâncias sobre algumas coisas que vejo e ouço nas igrejas, sei absorver o que julgo ser útil e sei muito bem discernir o que é descartável. Pois bem, meu colega Funcional me convidou para fotografarmos a cidade, combinamos de nos encontrar em frente do Shopping. Assim se deu. Notei que ele é muito espontâneo e falastrão e isso não é ruim, tenho medo dos acomodados e calados, pude aprender algumas coisas com o mesmo. Ah, sua alma gêmea também é super legal; acredito que esse relacionamento foi um presente da Nazica.
Ed. Manoel Pinto da Silva. Pessoas nas sacadas esperando a Berlinda passar.

Fizemos um breve lanchinho e fomos fotografar aquela multidão que se fazia presente nos corredores da Avenida Nazaré e Presidente Vargas - eu nunca estive rodeado de tantas pessoas como naquele momento. Já estando lá, o Funcional fez questão de me dizer o que estava acontecendo: a trasladação da imagem é uma procissão à luz de velas e que simbolicamente visa recordar a lenda do descobrimento da imagem e o retorno ao local de seu primeiro achado. Contou-me de suas experiências que, diga-se de passagem, foram bastante sacrificantes e doloridas, mas deu a entender que valeu a pena e faria de novo.

Brinquedos de Miriti, bastante encontrados na época de Círio

Acompanhei entusiasmado a passagem da Berlinda próximo do local de onde eu estava, fiquei emocionado quando fui no meio daquela multidão fotografar os jovens, que estavam se segurando na corda, e quando vi vários idosos erguendo as mãos em direção da imagem, como se estivessem pedindo ou agradecendo à Nossa Senhora de Nazaré. Como é bonito vê a fé das pessoas! 

Por mais que eu achasse que não deveria estar ali, preferi ficar e inferir que aquela festividade religiosa também é local de se socializar. Onde que os playboys estariam misturados com a galera que eles julgam ser ralé? Onde que quem frequenta a WoodHouse estaria misturado com a galera do Superpop? Onde que quem estuda no Paes de Carvalho estaria próximo da galera do IEP? Só mesmo no Círio de Nazaré.


De tudo isso, posso concluir que preciso olhar com mais isenção algumas coisas que acontecem na minha cidade, que, a partir de um preconceito pré-concebido, eu julgava não serem merecedoras de minha atenção. Se dizem que o Brasil é um país de tolerância religiosa, por que não ser tolerante também?


PS: Tentei fazer uma narrativa, não tive habilidade para tal.

Abraços.

domingo, 3 de outubro de 2010

Dando um tempo...

Por motivos de força maior, venho informá-los que o blog estará em manutenção. A verdade é que eu estarei em manutenção, onde eu tentarei me desocupar dos trabalhos da faculdade que tanto me consomem e que me deixam loucos e sem tempo para nada.



Tentei manter o blog em bom estado, em todos os sentidos, mas muito antes de os trabalhos virem à tona, eu já estava ocupado e preocupado com outras coisas, das quais tentei esquecer; mas as coisas necessárias não se esvaiem de um hora para outra, como num passe de mágica.

Não sei se conseguirei ficar tanto tempo se escrever algo por aqui, também não sei se conseguirei ficar longe dos blogs que resolvi seguir para me manter informado. Tentarei me adaptar.

Esse pequeno sítio virtual é o principal motivo que me mantém pregado por horas em frente do computador, é a única coisa útil que me faz esquecer os problemas reais da minha vida e que transporta para outros problemas não menos reais, mas distantes. Aos que decidirem parar de me seguir, assim o façam. É bom não ficarem esperando por uma postagem logo, logo, pois ela não virá em breve.

Estou cônscio que se der, ainda volto este ano. Caso contrário...

FUUUUUUUUUUUUI...